N-Acetilcisteína Reduz o Estresse Oxidativo e as Citocinas Pró-Inflamatórias em Pacientes com Artrite Reumatoide

Estudos Científicos
16/mar/2021

Conheça como o ativo atua no tratamento de uma das doenças mais comuns, a AR


N-Acetilcisteína (NAC) Age na Melhora de Parâmetros Antioxidantes e Anti-Inflamatórios na Artrite

Reduz Citocinas Inflamatórias e Aumenta a Capacidade Antioxidante Total

A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença inflamatória crônica que pode afetar várias articulações. A causa é desconhecida e acomete as mulheres duas vezes mais do que os homens. Inicia-se geralmente entre 30 e 40 anos e sua incidência aumenta com a idade.

Os sintomas mais comuns são os da artrite (dor, edema, calor e vermelhidão) em qualquer articulação do corpo, sobretudo mãos e punhos. O comprometimento da coluna lombar e dorsal é raro, mas a coluna cervical é frequentemente envolvida. As articulações inflamadas provocam rigidez matinal, fadiga e, com a progressão da doença, há destruição da cartilagem articular e os pacientes podem desenvolver deformidades e incapacidade para realização de suas atividades tanto de vida diária como profissional. 

Patogenia da Artrite

Inúmeros estudos demonstram a relação entre o estresse oxidativo e as doenças autoimunes, tais como a artrite reumatoide. Os resultados de alguns estudos demonstraram elevados níveis de citocinas pró-inflamatórias, tais como: IL-1, IL-6, TNF-a e espécies reativas de oxigênio (EROs) em pacientes com artrite reumatoide. Todos esses fatores levam à destruição da função sinovial.

NAC na Artrite

A NAC é um derivado N-acetilado da L-cisteína, que contém um aminoácido sulfurado, que apresenta propriedades antioxidantes. Os grupos sulfidrila da NAC podem reagir diretamente com radicais livres. Além disso, os mecanismos antioxidantes da NAC podem ser explicados pela sua capacidade de manter níveis sanguíneos elevados de GSH (glutationa).

Apresenta, ainda, propriedades na quelação de metais e reduz de maneira significativa as citocinas pró-inflamatórias. Estudos mostram que os precurssores da glutationa, como a NAC, podem inibir a ativação do fator nuclear kappa B (NF-kB), o que auxilia na prevenção da síntese de citocinas inflamatórias e também de monócitos. A NAC é mais efetiva e biodisponível que a glutationa e é bem tolerada nas doses de 1200 mg ao dia. Geralmente, a suplementação com NAC não apresenta efeitos adversos nas doses usuais. 


Estudo Comprova

Suplementação de NAC Reduz o Estresse Oxidativo e as Citocinas Pró-Inflamatórias em Pacientes com Artrite Reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória das articulações. Devido à importância da inflamação e do estresse oxidativo na patogenia da artrite, várias substâncias com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, como a NAC, têm sido usadas como adjuvantes no manejo dessa doença. Estudo conduzido por Hashemi et al. (2019) teve como objetivo avaliar os efeitos da N-acetilcisteína (NAC) nas citocinas inflamatórias e no estresse oxidativo em pacientes com artrite reumatoide.

Parâmetros Avaliados:

Foram avaliadas no início e no final do estudo a capacidade antioxidante total (TAC), o status antioxidante total, os níveis de NO (óxido nítrico), os grupos tióis totais (TTG), malondialdeído (MDA), TNF-a, IL-6, proteína C-Reativa (PCR) e a taxa de sedimentação eritrocitária.

Resultados:

Ø  Os resultados do estudo mostram que a suplementação com NAC diminuiu os níveis de MDA, NO, IL-6, TNF-a, taxa de sedimentação eritrocitária e PCR em relação à linha base;

Ø  Os níveis de TAC e TTG aumentaram de maneira significativa ao final do período de avaliação.

Conclusão:

De acordo com os resultados, a suplementação oral com N-acetilcisteína (NAC) diminui de maneira significativa o estresse oxidativo e as citocinas inflamatórias.


Referências Bibliográficas

HASHEMI, G. et al. A Pilot Study to Evaluate the Effects of Oral N-Acetyl Cysteine on Inflammatory and Oxidative Stress Biomarkers in Rheumatoid Arthritis. Curr Rheumatol Rev. 2019;15(3):246-253.


à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp