Minoxidil Oral na Alopecia Androgenética Feminina

Estudos Científicos
05/jan/2023

Opção de Tratamento em Mulheres em que o Uso Tópico Não Apresentou Resultados


Minoxidil Oral na Alopecia Androgenética Feminina

Opção de Tratamento em Mulheres em que o Uso Tópico Não Apresentou Resultados


A alopecia androgenética feminina é uma causa comum de alopecia feminina não cicatricial, na qual ocorre em 6% das mulheres com menos de 50 anos de idade, aumentando com a idade para 38% com mais de 70 anos. 

Calvície de Padrão Feminino 

É caracterizada por afinamento difuso dos cabelos, poupando a linha de implantação frontal. Na fase inicial pode haver queda de cabelos seguida de redução da densidade capilar central do couro cabeludo.


Minoxidil no Tratamento

É um derivado pirimidina piperidina e um potente vasodilatador com eficácia na hipertensão severa quando administrado por via oral. 

Quando aplicado topicamente, demonstrou reduzir a queda de cabelo ou induzir o crescimento de cabelo leve a moderado em aproximadamente 60% das mulheres com APF.

O minoxidil tópico é o único medicamento aprovado pela FDA para o tratamento da queda de cabelo em mulheres. A interrupção prematura do tratamento geralmente ocorre devido à falta de eficácia percebida, efeitos adversos ou textura alterada do cabelo

 

Estudo Comprova:

Minoxidil Oral em Baixas Doses no Gerenciamento da Alopecia Androgenética Padrão Feminino


Esse estudo conduzido por Vastarella et al. (2020) conduziram um estudo que teve como objetivo avaliar a efetividade do minoxidil oral em mulheres com alopecia androgenética. 



Resultados


- Após 24 observou-se uma melhora entre 38% e 23% na densidade capilar área frontal e vértice, respectivamente;

-As vídeotricoscopia digital quantitativa mostrou um aumento estatisticamente significativo na densidade média do fio capilar e no número total de fio após as 24 semanas em relação a linha base (131,47 vs. 181,40 – p=0,025) e (118,72 vs. 163,1 – p=0,025), respectivamente;

- Não foram observadas alterações na pressão arterial ao final do tratamento e em relação a linha base;

- Os efeitos adversos mais comuns foram: leve Hipertricose, vertigem postural e leve edema periférico.


Conclusão

O minoxidil oral foi efetivo e apresentou um perfil aceitável de segurança no tratamento de mulheres com alopecia androgenética. 


Referências

Vastarella, M. et al. Efficacy and Safety of Oral Minoxidil in Female Androgenetic Alopecia. Dermatol Ther. 2020 Aug 26;e14234. doi: 10.1111/dth.14234. Online ahead of print.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp