Melhora do Perfil Lipídico e Fatores de Risco Metabólicos na Obesidade

Estudos Científicos
20/fev/2023

Taurina Associada à Dieta é Mais Eficaz Comparado à Apenas Dieta


Obesidade

Mecanismos da Taurina

 Obesidade é uma desordem metabólica com uma taxa de incidência cada vez mais alta em todo o mundo, associada com níveis anormais de perfil lipídico, índice glicêmico e fatores inflamatórios derivados do tecido adiposo, que são induzidos pela resistência à insulina.

Os adipócitos expandidos desencadeiam a imigração de macrófagos no tecido adiposo branco pela liberação de proteína quimioatraente de monócitos 1 (MCP1) e resistência à insulina.


Embora o tecido adiposo seja um tecido de armazenamento de gordura, tem um papel importante na secreção de adipocinas e fatores pró-inflamatórios, como um tecido endócrino.


Taurina

A taurina (ácido 2-aminoetanossulfônico), como uma não proteína endógena e um aminoácido sulfúrico, inclui 0,1% do peso corporal e pode ser sintetizada a partir de cisteína ou metionina. Dietas especiais podem fornecer ao corpo pequenas quantidades de Taurina. 


A taurina pode influenciar diretamente o tecido adiposo:

- Impactando o gasto de energia, aumentando a expressão de genes do receptor ativado por proliferados de peroxissoma (PPAR)-a, PPAR-y e proteína coativadora de PPAR-y (PGC)-1a;

- Reduzindo macrófagos M1 (liberam espécies reativas de oxigênio (EROs) e fatores pró-inflamatórios) e aumentando macrófagos M2 (contribuem para redução da lipotoxicidade);

-Através do ácido sulfônico, um aminoácido anti-inflamatório natural. 


Evidências da Taurina

- De acordo com alguns estudos clínicos e experimentais, a resistência à insulina e excesso de peso corporal estão associados com uma redução nos níveis séricos de taurina.

- Algumas evidências baseadas em animais mostraram que a taurina influencia o escurecimento do tecido adiposo branco (WAT).

Estudo Comprova

Em um estudo duplo-cego, de grupos paralelos e randomizado teve como objetivo avaliar a suplementação de taurina e uma dieta para perda de peso na composição corporal e índices bioquímicos em mulheres obesas. Os resultados obtidos foram:

ü  Após a intervenção, os valores médios de colesterol total, lipoproteína de baixa densidade (LDL), leptina, adiponectina total e proteína C reativa de alta sensibilidade (PCR-as) diminuíram significativamente no grupo 1 comparado ao placebo;

ü  Não foram observadas alterações significativas na lipoproteína de alta densidade (HDL), parâmetros antropométricos, índice glicêmico e enzimas hepáticas entre os dois grupos.



Conclusão

Os resultados demonstraram que a suplementação de taurina associada com dieta para perda de peso pode ser mais eficaz na melhora do perfil lipídico e fatores de risco metabólico comparado com apenas a dieta.


Referências bibliográficas 

HAIDARI, F.; ASADI, M.; MOHAMMADI-ASL, J.; AHMADI-ANGALI, K. Effect of weight-loss diet combined with taurine supplementation on body composition and some biochemical markers in obese women: a randomized clinical trial. Amino Acids, Jul 21 2020.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp