Melatonina é Eficaz como Adjuvante no Tratamento da Mania Aguda

Estudos Científicos
19/mar/2021

Entenda como o ativo atua no transtorno bipolar em pacientes diagnosticados


Transtorno Bipolar e Mania

Mecanismos Inflamatórios e Oxidativos Envolvidos

O Transtorno Bipolar (TB) é uma desordem psiquiátrica crônica e severa, com episódios de mania e depressão, no qual afeta 1-4% da população mundial.

Causa irritabilidade, exaltação de humor, insônia, comportamentos de alto risco (jogo e abuso de drogas), levando ao comprometimento no funcionamento do cérebro, internações hospitalares, suicídio.

Mecanismos Envolvidos

  1. A inflamação desempenha um papel chave na fisiopatologia do TB, pois aspectos inatos e adaptativos do sistema imunológico podem exercer efeitos prejudiciais em diferentes regiões do cérebro. Estudos demonstraram que Citocinas Pró-inflamatórias (Interleucinas e Fator de Necrose Tumoral) estão presentes em diversas fases do TB e estimulam a micróglia, que em condições crônicas, como nos episódios recorrentes do TB, levam ao dano de células neuronais.
  2.  Diversos estudos clínicos e em animais demonstraram o papel do estresse oxidativo na patogênese do TB e na mania. Além disso, houve uma forte associação entre o TB e danos induzidos pelo estresse oxidativo em diferentes regiões do cérebro, particularmente no córtex e hipocampo, que são considerados os principais reguladores da emoção. 

Melatonina

A melatonina é um agente neuro-hormonal chave no cérebro, com propriedades antioxidantes, que recentemente demonstrou estar envolvida em diversos mecanismos fisiológicos. 


Estudo Comprova

Melatonina é Eficaz como Adjuvante no Tratamento da Mania Aguda

Esse estudo duplo-cego, placebo-controlado e de grupos-paralelos teve como objetivo avaliar os efeitos potenciais da melatonina adicionada ao tratamento com lítio e risperidona nos episódios de mania aguda em pacientes com Transtorno Bipolar (TB) (MOGHADDAM; BAHMANI; BAYANATI; MAHDAVINASA et al., 2019)


Resultados:

ü  Os pacientes de ambos os grupos tinham níveis comparáveis de lítio nas semanas 1, 4 e 6;

ü  Foi observado um efeito significativo da interação tempo x tratamento nos escores de Young Mania Rating Scale (YMRS), sendo que o grupo melatonina apresentou uma melhor redução desde a linha de base até a semana 6;

ü  Além disso, os parâmetros da escala Clinical Global Impressions-Improvement (CGI-I) demonstraram que os pacientes do grupo melatonina tiveram maior melhora clínica comparado ao placebo.


Conclusão:

Foram observadas evidências que a melatonina pode ser um tratamento adjuvante eficaz na melhora significativa de sintomas de mania e estado clínico geral desses indivíduos.


Referências:

MOGHADDAM, H. S.; BAHMANI, S.; BAYANATI, S.; MAHDAVINASA, M. et al. Efficacy of melatonin as an adjunct in the treatment of acute mania: a double-blind and placebo-controlled trial. Int Clin Psychopharmacol, Nov 15 2019.


à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp