Melatonina Como Adjuvante no Gerenciamento da Esclerose Múltipla

Estudos Científicos
10/ago/2022

Reduz os Níveis Séricos de IL-1β


Esclerose Múltipla

Benefícios da Melatonina


A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurodegenerativa crônica que afeta mais de 2 milhões de pessoas no mundo. A EM é uma doença inflamatória associada ao processo de desmielinização no Sistema Nervoso Central.


Inflamação

A Interleucina 1 (IL-1) é uma das principais citocinas pró-inflamatórias, expressa em monócitos e macrófagos de tecidos periféricos e é observada na maioria das células cerebrais, incluindo neurônios, astrócitos, oligodendrócitos e células endoteliais. A micróglia ativa e macrófagos invasivos podem ser uma fonte importante de IL-1, principalmente após danos no cérebro ou falha da barreira hematoencefálica. A expressão de interleucina-1ß (IL-1ß) no cérebro é baixa, porém aumenta após o dano.


Melatonina

A melatonina ou 5-metoxi-n-acetil-triptamina é um hormônio secretado pela glândula pineal e sintetizada a partir do neurotransmissor serotonina.

®     Regula as citocinas, como TNF-a, IL-8, IL-6 e outros parâmetros inflamatórios;

®     Evidências sugerem a melatonina como suplemento terapêutico em muitas doenças neurodegenerativas;

®     Em pacientes com EM, os níveis de melatonina estão reduzidos devido a deposição de cálcio na glândula pineal e disfunção hipotalâmica;

®     Reduz a atividade microglial e a maturação do oligodendróglia, ajudando assim a mielinização e o tratamento do axônio.


 



Estudo Comprova

Melatonina Reduz os Níveis de IL-1ß na Esclerose Múltipla

 

Esse estudo duplo-cego avaliou os efeitos da melatonina na redução dos sintomas da esclerose múltipla em pacientes com alterações nos níveis dos fatores inflamatórios (YOSEFIFARD; VAEZI; MALEKIRAD; FARAJI et al., 2019)


Resultados:

ü  Os níveis de IL-1ß foram significativamente reduzidos no grupo 1 comparado ao placebo, indicando que a melatonina diminui substâncias inflamatórias.


Conclusão:

A melatonina reduziu os níveis séricos de IL-1ß e, portanto, pode ser uma estratégia terapêutica na esclerose múltipla.


Referência:

YOSEFIFARD, M.; VAEZI, G.; MALEKIRAD, A. A.; FARAJI, F. et al. A Randomized Control Trial Study to Determine the Effect of Melatonin on Serum Levels of IL-1ß and TNF-a in Patients with Multiple Sclerosis. Iran J Allergy Asthma Immunol, 18, n. 6, p. 649-654, Nov 27 2019.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp