Melasma Extrafacial

Bom Dia Ciência
01/nov/2022



Bom Dia meus Amigos!


Resolvi dar uma estudada no domingão e dei sorte!

Deixa eu compartilhar com vocês uma publicação nova que acabei de achar sobre melasma extrafacial.

Sempre falamos que o melasma é mais comum no rosto e em regiões expostas ao sol, mas nessa publicação os autores citam o melasma em outras regiões do corpo como uma área pouco explorada.

Eles avaliaram 15 pacientes mulheres com melasma extrafacial e com média de idade de 51,2 anos. Dez (66%) pacientes tiveram melasma centrofacial inicialmente, 4 (26%) pacientes tiveram melasma malar e 1 (6,6%) teve melasma extrafacial como apresentação inicial. Atualmente todos os pacientes apresentavam melasma extrafacial. O tempo médio de resolução do melasma central da face foi de 18,2 anos e o aparecimento do melasma em sítios extrafaciais foi de 20 anos.

Os autores citam que?muito ainda precisa ser avaliado e estudado, até porque o número de participantes é muito pequeno, mas concluem que diferentes padrões clínicos de melasma ocorrem sequencialmente ao longo do curso natural da doença sendo o melasma centrofacial como a apresentação inicial na maioria dos pacientes e que depois evolui para envolver sítios extrafaciais com o tempo.

Fica minha dica de leitura de hoje e desejo uma excelente semana a todos!
Abraços
Lucas Portilho

Autor(a)

Lucas Portilho
Lucas Portilho
Diretor Científico da Consulfarma

Farmacêutico e Especialista em Cosmetologia. Mestre em Ciências Médicas pela Unicamp. Diretor das pós-graduações do Instituto de Cosmetologia e Ciências da PeleHi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Formulações do Instituto de Cosmetologia. Diretor da Consulfarma Assessoria. Atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Possui 20 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética. Professor e Coordenador dos cursos de pós Graduação com MBA do Instituto de Cosmetologia.

Coordena Cursos Internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França e Espanha. Atua em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina. Atuou em indústria farmacêutica, farmácias magistrais e elaborou diversos projetos de desenvolvimento de linhas de produtos cosméticos nas empresas Consulfarma Assessoria.?Colunista no Prospector. 

Coordenador da Comissão de Farmácia de Estética do CRF-SP. 

Fundador do Cosmético Seguro. 

Consulfarma Ads
Copyright © 2022 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade