Lytenol A®

Estudos Científicos
18/jan/2024

Eficaz no Gerenciamento da Acne e Lesões Inflamatórias Decorrentes da Acne


Lytenol A®

Ativo Demonstra Eficácia no Gerenciamento da Acne e Lesões Inflamatórias Decorrentes da Acne

 

Acne é a dermatose mais comum, acometendo cerca de 80% dos adolescentes e adultos jovens. É caracterizada por lesões não-inflamatórias (comedões abertos e/ou fechados) e por lesões inflamatórias (pápulas, pústulas, cistos ou nódulos) tipicamente localizados na face, pescoço, dorso, tórax e braços.

 

Lytenol A® (Bakuchiol) é um monoterpeno fenólico extraído da planta Psoralea corylifolia, com atividade Retinol-vegetal. Esse ativo atua na inibição das enzimas pro-inflamatórias, modula genes importantes de estruturas da derme, possui propriedade antioxidante, previne a peroxidação lipídica, que reduz a degradação das estruturas da derme, mantendo a pele firme e saudável.


Atividades do Lytenol A® na acne

Ø  Associação de Lytenol A® e ácido salicílico reduz as lesões e inflamações em indivíduos com acne, sem causar reações adversas;

Ø  Lytenol A® inibe as enzimas pró-inflamatórias (Fosfolipase A2, iNOS e COX-2), impedindo o processo de indução da inflamação;

Ø  Inibe a enzima 5-a-redutase, reduzindo a atividade da glândula sebácea e reduzindo a população bacteriana, especialmente a Cutibacterium acnes;

Ø  Possui propriedade antioxidante, prevenindo a ativação de espécies reativas presentes no sebo e a peroxidação lipídica, responsável pelo início do processo inflamatório.

Estudo Comprova

Um estudo piloto de centro único e aberto conduzido por Brownell et al., (2021) teve como objetivo avaliar a eficácia do creme de bakuchiol na acne facial e hiperpigmentação pós-inflamatória relacionada à acne (PIH).


Resultados

ü  O creme reduziu significativamente o número de lesões inflamatórias e melhorou o PIH existente;

ü  Além disso, foi cosmeticamente aceitável e bem tolerado por todos os sujeitos do estudo. 


Referências bibliográficas

BROWNELL, L. et al. A Clinical Study Evaluating the Efficacy of Topical Bakuchiol (UP256) Cream on Facial Acne. J Drugs Dermatol. 2021 Mar 1;20(3):307-310. doi: 10.36849/JDD.5655.




 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp