Luz de equipamentos eletrônicos é prejudicial à pele
Estudos Científicos
13/abr/2021
O que é luz visível e como ela afeta a saúde cutânea
Com a implantação do home office, a exposição à luz de equipamentos eletrônicos aumentou exponencialmente, isso porque passamos mais tempo na frente de computadores e celulares.
O que não sabíamos é que as luzes irradiadas por esses aparelhos podem causar danos à saúde da nossa pele.
Lucas Portilho (@lucasportilho) explica que as telas emitem uma luz, chamada luz visível. Essa luz é formada por três tipos de lâmpadas: as azuis, vermelhas e verdes. Uma dessas cores é mais prejudicial, a azul, que emite uma radiação mais energética. Ela tem uma intensidade capaz de gerar radicais livres, inflamações e danos ao colágeno da nossa pele. Além disso, pode estimular a pigmentação, causar manchas, envelhecimento precoce e agravar doenças como o melasma.
Essa luz penetra na pele, às vezes, mais que a radiação ultravioleta, correspondendo a 40% da luz emitida pelo sol.
Atualmente, as pessoas ficam pelo menos 6 horas expostas a esse tipo de luz, algumas até mais.
Como tratar
A orientação é prevenir. E como fazer isso?
Através da utilização de protetor solar com cor. Os protetores solares comuns, desenvolvidos para bloquear raios ultravioletas, não costumam ser eficientes para proteger contra a radiação emitida pelas fontes artificiais. Para isso, o ideal é usar protetores com cor, adequados ao seu tipo e tom de pele. O pigmento presente nesses produtos bloqueia melhor os raios emitidos pelos aparelhos, por isso devem ser usados mesmo em ambientes fechados, como a casa e o escritório.
Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!