Lúpus Eritematoso Mucocutâneo em Cães

Estudos Científicos
25/mai/2023

Tacrolimus e MMF são Opções Seguras de Tratamento


Lúpus Eritematoso Mucocutâneo

Características


Lúpus Eritematoso Mucocutâneo (MCLE), uma variante recentemente classificada de CLE, é uma doença de pele rara em cães. A maioria dos cães com diagnóstico de MCLE são de raça pura, e cães de raças grandes, como pastor alemão e labrador retriever, são os mais comumente afetados.


Os tutores de cães com MCLE frequentemente relatam lesões ulcerativas de pele perimucosa com vocalização, sugerindo dor para defecar ou urinar.

No momento da apresentação ao veterinário, as lesões relatadas foram:

®    Ânus ou ao redor dele (24/36; 67%);

®    Genitália ou região perigenital (17/36, 47%);

®    Confinando os lábios, mas geralmente não cruzam para a própria mucosa (10 cães; 28%);

®    Ao redor dos olhos (6 cães; 17%);

®    Plano nasal (4 cães; 11%);

®    Lesões orais (3 cães; 9%).

Na maioria dos casos, a maioria dos cães tinha duas ou mais áreas afetadas, e as lesões geralmente eram distribuídas simetricamente.

Lesões

As lesões características do MCLE são erosões e úlceras, mas estes últimos não tendem a cicatrizar com cicatrizes, uma diferença importante com as lesões de LED facial e generalizado.

Crostas estão presentes quando as lesões se estendem para a pele com pelos. A hiperpigmentação pode ser vista frequentemente ao redor das lesões ulcerativas ou no local das lesões anteriores, deixando assim um padrão figurado ou reticulado. O prurido normalmente está ausente ou leve, mas a dor é descrita ao defecar e urinar ou ao tocar as lesões; sinais sistêmicos não foram relatados.

 

Característica Clínica

à Feridas mucocutâneas

à Dor (se manifesta durante a defecação (disquezia) e / ou urina (disúria))


As lesões de MCLE geralmente se apresentam com erosões / ulcerações simétricas e bem demarcadas, eritema, crostas e hiperpigmentação envolvendo as regiões genital / perigenital ou anal / perianal, área perioral, pele periocular e plano nasal ou pele paranasal.


 

Lúpus Eritematoso Mucocutâneo

Tratamento

As lesões cutâneas do MCLE canino parecem responder melhor às dosagens imunossupressoras de glicocorticóides orais. A remissão completa dos sinais é geralmente obtida dentro de um mês da indução do tratamento. Uma combinação de um antibiótico de tetraciclina, com ou sem niacinamida, parece benéfica tanto sozinha quanto como combinação adjuvante em alguns cães. Na maioria dos pacientes, a redução gradual dos glicocorticoides orais leva à recidiva imediata das lesões cutâneas, que sofrerão remissão assim que a dosagem for novamente escalonada.

 

Tratamento

Em geral, cães com MCLE apresentam boa resposta aos glicocorticóides orais, mas apresentam recidivas comumente após redução gradual ou interrupção da medicação.

®    Para o tratamento de longo prazo, a tetraciclina / niacinamida pode ser benéfica; entretanto, é necessário avaliar a eficácia de imunossupressores tópicos ou outros imunossupressores sistêmicos.

 

Micofenolato de Mofetil (MMF)

 

O micofenolato de mofetil (MMF) tem sido usado por vários anos na medicina veterinária para tratar doenças inflamatórias imunomediadas, especialmente anemia hemolítica imunomediada. Quando comparado com outros agentes imunossupressores adjuvantes, o MMF exibe um rápido início de ação e efeitos colaterais toleráveis, com base nos quais pode ser sugerido como um agente poupador de esteróides para o tratamento de cães com doenças de pele autoimunes ou imunomediadas.

 

Tacrolimus

 

O inibidor de calcineurina tópico tacrolimus tem sido reconhecido como uma droga relativamente eficaz e segura para o tratamento de doenças inflamatórias crônicas da pele, incluindo CLE, na medicina humana, e seu uso terapêutico foi relatado para LED e VCLE em cães.

 

Ciclosporina

A ciclosporina, um inibidor sistêmico da calcineurina, tem sido usada sozinha ou em combinação com glicocorticóides para o manejo de vários CLEs, e pode ser uma opção a ser considerada quando a doença é refratária a outras drogas.


Lúpus Eritematoso Mucocutâneo

Evidências

 

®   Estudos anteriores demonstraram que os pacientes com MCLE respondem bem a doses imunossupressoras de corticosteroides, com remissão completa geralmente ocorrendo em 1 mês.

®    Também foi relatado que a tetraciclina e a niacinamida sozinhas ou em combinação com corticosteroides podem ser uma alternativa eficaz.

®    Em pacientes com CLE, como LED, VCLE e ECLE, o uso de ciclosporina apresentou melhora, mas foi relatado que a resposta ao tratamento foi relativamente pobre no caso de ECLE.

®    tacrolimus tópico, que também é um inibidor da calcineurina, foi confirmado como eficaz no tratamento de doenças cutâneas autoimunes, como LED e VCLE, embora os estudos sejam insuficientes em comparação com aqueles com ciclosporina.

®    O tacrolimus também exibiu o efeito poupador de esteróides no caso de doença autoimune com bolhas subepidérmicas, e houve relatos sobre o manejo bem-sucedido com tetraciclina / niacinamida oral em pacientes com VCLE.


Este relato de caso demonstrou as características clínicas e histopatológicas de MCLE em um cão Pinscher miniatura.  O tratamento inicial foi induzido com doses imunossupressoras de prednisolona e MMF e pomada de tacrolimus e, com base na melhora da lesão, a prednisolona foi suspensa após redução gradual.


Resultados

 

ü  Quando a dosagem de MMF foi reduzida 2 meses após a descontinuação da prednisolona e mantida com pomada de tacrolimus, nenhum desenvolvimento de nova lesão foi observado por mais de 6 meses.

ü  Nenhum efeito colateral relacionado ao medicamento além dos corticosteroides em altas doses iniciais foi identificado.

 

Conclusão

Esses resultados sugerem que o MMF e o tacrolimus podem ser considerados uma opção segura de tratamento de longo prazo e alternativas aos tratamentos padrão anteriores.


Referências bibliográficas

Balazs V. Caso clínico: Lupus eritematoso mucocutáneo en un perro (case report: mucocutaneous lupus in a dog). Rev Hosp Vet. 2017;9:6–11.

Hyun JE, Kang YH, Hwang CY. Successful Treatment of Mucocutaneous Lupus Erythematosus in a Dog with Prednisolone, Mycophenolate Mofetil and Tacrolimus. Vet Sci. 2021 Apr 23;8(5):72. doi: 10.3390/vetsci8050072. PMID: 33922817; PMCID: PMC8146856.

Olivry T, Rossi MA, Banovic F, Linder KE. Mucocutaneous lupus erythematosus in dogs (21 cases). Vet Dermatol. 2015;26:256–e55.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp