Lúpus Eritematoso Cutâneo Esfoliativo Canino

Estudos Científicos
18/mai/2023

Tratamento Eficaz com Micofenolato de Mofetil


Lúpus Eritematoso Cutâneo Esfoliativo

Características e Tratamento

 Há uma resposta imune celular e humoral direcionada contra a membrana basal da epiderme de cães com lúpus eritematoso cutâneo esfoliativo.

 

Lúpus Eritematoso Cutâneo Esfoliativo (ECLE)

Nessa forma de LECC (Lúpus eritematoso cutâneo crônico) canino, as lesões cutâneas geralmente afetam focinho, pavilhão auricular, tronco dorsal, e a seguir, evoluem para envolver os membros, esterno e abdome ventral.

Lesões cutâneas generalizadas são encontradas na maioria dos cães, enquanto crostas, com ou sem ulceração subjacente foram registradas em um quarto dos pacientes.


Relatos Recentes

A série de casos mais recente relatou a eficácia limitada do sistema imunológico com medicamentos moduladores prescritos como terapia única ou combinada. Por exemplo, combinações de: tetraciclina-niacinamida, doxiciclina, glicocorticóides orais, azatioprina, ciclosporina, leflunomida ou hidroxicloroquina.


Tratamento

O micofenolato de mofetil (MMF) é um agente imunossupressor linfo citotóxico usado na medicina humana e de animais de companhia para o tratamento de doenças imunomediadas.

Foi relatado que o micofenolato de mofetil reduziu a mielotoxicidade e a hepatotoxicidade quando comparado à azatioprina.


Hidroxicloroquina

A hidroxicloroquina, um medicamento antimalárico de primeira linha usado no CCLE humano, parece retardar a progressão clínica em alguns cães com ECLE.

A hidroxicloroquina pode ser usada com segurança em cães e é uma droga que merece investigação adicional.


Lúpus Eritematoso Cutâneo Esfoliativo

Evidências

Em contraste, a ciclosporina em altas doses não foi capaz de interromper o agravamento da lesão. Como a resposta aos imunomoduladores é heterogênea nas variantes do CCLE humano, o uso de glicocorticóides orais em altas doses e regimes imunossupressores adjuvantes precisam ser investigados em pacientes individuais. Isso torna esta variante de CLE a mais desafiadora de tratar entre todas as de CCLE canino.

As drogas imunomoduladoras apresentam eficácia terapêutica limitada no lúpus eritematoso cutâneo esfoliativo canino (ECLE). Mais da metade dos cães com ECLE são eventualmente sacrificados por sua falta de resposta à terapia.

 

Evidências

Um estudo teve como objetivo descrever um caso de ECLE generalizado em um cão no qual o tratamento com micofenolato de mofetil (MMF) atingiu remissão completa.


O tratamento do ECLE foi iniciado com MMF oral (22 mg / kg, duas vezes ao dia), em um pointer alemão, macho, castrado, de 3 anos de idade, que apresentava história de três meses de descamação generalizada, máculas e placas eritematosas, moldes foliculares e hipotricose afetando a cabeça, tronco, ventre e aspectos mediais de todos os membros. O cão apresentava claudicação e marcha rígida


Resultados

ü  Três semanas após o início da terapia com MMF, foi observada uma melhora acentuada na claudicação e uma diminuição moderada no eritema e descamação.

ü  Após quatro meses, o eritema, descamação e moldes foliculares haviam desaparecido completamente e, no momento em que este artigo foi escrito, o ECLE do cão permanecia em remissão completa com MMF duas vezes ao dia (10 mg / kg).

ü  O transcriptoma cutâneo lesional revelou resposta inflamatória linfocítica T helper 1 (Th1) predominante com forte suprarregulação da via do interferon.

 

Conclusão

Até onde sabemos, este é o primeiro caso relatado de tratamento bem-sucedido de ECLE com MMF como terapia de agente único.


Referências bibliográficas

Brydon SL, Olivry T, White SD, Dunston SD, Burrows AK. Clinical, histopathological and immunological characteristics of exfoliative cutaneous lupus erythematosus in 25 German shorthaired pointers. Vet Dermatol. 2005;16:239–252. doi: 10.1111/j.1365-3164.2005.00468.x.

Mauldin EA, Morris DO, Brown DC, Casal ML. Exfoliative cutaneous lupus erythematosus in German shorthaired pointer dogs: disease development, progression and evaluation of three immunomodulatory drugs (ciclosporin, hydroxychloroquine, and adalimumab) in a controlled environment. Vet Dermatol. 2010;21:373–382.

Ferrigno A, Hoover K, Blubaugh A, Rissi D, Banovic F. Treatment of exfoliative cutaneous lupus erythematosus in a German shorthaired pointer dog with mycophenolate mofetil. Vet Dermatol. 2019 Aug;30(4):350-e102. doi: 10.1111/vde.12747. Epub 2019 Apr 30. PMID: 31038261.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp