Lingonberry e Phyllanthus emblica para Melhora dos Parâmetros de Envelhecimento da Pele

Estudos Científicos
17/fev/2021

Ativos auxiliam no na prevenção do envelhecimento cutâneo


Envelhecimento Cutâneo

Novos Ativos Eficazes no seu Gerenciamento

A pele protege o corpo do ambiente externo e é composta da epiderme, derme e tecido subcutâneo.

O conteúdo de colágeno, elastina e hialuronano epidérmico diminui com o envelhecimento, o que torna a pele fica mais fina e sem elasticidade. Além disso, os fibroblastos dérmicos produzem menos colágeno, levando a diminuição da espessura da matriz extracelular e da proteção da pele ao ambiente externo.

Lingonberry e Phyllanthus emblica

Vaccinium vitis-idaea (Lingonberry):

  • Uma fruta comum no norte da Europa que contém muitos polifenóis, como resveratrol, procianidina, quercetina, catequina, epicatequina e ácido cumárico.

  • Inibe a produção da produtos de glicação avançada e a ativação do fator de transcrição NF-kB e da proteína ativadora-1 (AP-1) em células epidérmicas animais irradiadas com raios UV.

Phyllanthus emblica

  • Ingrediente terapêutico composto de ácido gálico, galogênio, vitamina C, ß-glucogalina (tanino) e ácido mucinoso.

  • Promove a síntese do prócolágeno tipo I e inibe as metaloproteinases de matriz I (MMP-1) em fibroblastos humanos. Além disso, tem forte efeito antioxidante e suprime a atividade da colagenase.


Estudo Comprova

Lingonberry e P. emblica são Eficazes na Melhora dos Parâmetros de Envelhecimento da Pele

O objetivo do estudo randomizado, duplo-cego e placebo-controlado foi avaliar os efeitos da ingestão de Vaccinium vitis-idaea (lingonberry) e Phyllanthus emblica em diversas condições cutâneas (UCHIYAMA; TSUNENAGA; MIYANAGA; UEDA et al., 2019).

Resultados:

üApós 12 semanas de ingestão da bebida com Lingonberry e P. emblica a elasticidade da pele melhorou significativamente de forma dose-dependente;

üA espessura da pele, o teor de água do estrato córneo e o grau de rugas também melhoraram significativamente de forma dose-dependente.  

Conclusão:

A associação de lingonberry e P. emblica pode ser considerada uma estratégia antienvelhecimento, no qual melhora a elasticidade, espessura e conteúdo de água no estrato córneo.


Referências

UCHIYAMA, T.; TSUNENAGA, M.; MIYANAGA, M.; UEDA, O. et al. Oral intake of lingonberry and amla fruit extract improves skin conditions in healthy female subjects: A randomized, double-blind, placebo-controlled clinical trial. Biotechnol Appl Biochem, 66, n. 5, p. 870-879, Sep 2019.


à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp