Licopeno no Gerenciamento da Homeostase Cutânea

Estudos Científicos
18/ago/2022

A Suplementação Previne Deficiências que Podem Ocorrer com a Idade


Licopeno

Potente Atividade Antioxidante no Combate ao Envelhecimento Cutâneo

 

Carotenoides são micronutrientes essenciais, os quais não podem ser sintetizados pelo organismo, devendo ser obtidos através da alimentação. A ingestão de alimentos ricos em licopeno tem sido associada à menor prevalência de doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral e algumas formas de câncer.

 

Licopeno

O licopeno, pigmento lipossolúvel de coloração avermelhada, está dentre os mais de 600 carotenoides existentes e atualmente tem atraído bastante interesse devido a algumas propriedades farmacológicas relacionadas à saúde humana. O licopeno, um carotenoide único, apresenta potente capacidade de defesa contra alguns fatores responsáveis pelo envelhecimento cutâneo. Ele combate os radicais livres causadores do envelhecimento e auxilia nas funções metabólicas relacionadas com crescimento e reparação. Quando comparado com outros antioxidantes, como a vitamina E, o licopeno é considerado o mais potente contra radicais livres que contribuem para o envelhecimento e doenças crônicas.




Estudo Comprova:

Suplementação de Licopeno Restaura seus Níveis Séricos em Indivíduos de Meia-

Idade

 

Esse estudo conduzido por Petyaev et al. (2019) teve como objetivo examinar a presença de carotenoides na superfície da pele e no plasma. Foram avaliados também os níveis plasmáticos e cutâneos de licopeno após a sua suplementação. 



Resultados:

 

Ø  Os dados do estudo demonstraram que não houve diferenças nos níveis séricos de licopeno em relação à idade (p<0,0001);

Ø  Voluntários jovens apresentaram altos níveis de licopeno nos corneócitos (p=0,0071) e nas amostras de sebo (p=0,0139);

Ø  A suplementação de licopeno resultou em um aumento das concentrações séricas e cutâneas de licopeno;

Ø  Também foram observados um aumento em todos os isômeros de licopeno séricos em indivíduos com idades superiores a 50 anos de 22,1% na linha base para 44% após a suplementação (p<0,0001).

 

Conclusão:

Pode ser concluído que suplementação de licopeno resulta em aumento dos seus níveis na pele (sebo e corneócitos) nos pacientes com idades superiores a 50 anos. Esse processo é acompanhado por uma mudança positiva na circulação sanguínea dos isômeros do licopeno de maneira similar ao observado em indivíduos jovens.


Referência:


PETYAEV, IM. et al. Lycopene presence in facial skin corneocytes and sebum and its association with circulating lycopene isomer profile: Effects of age and dietary supplementation. Food Sci Nutr. 2019 Mar 13;7(4):1157-1165. doi: 10.1002/fsn3.799. eCollection 2019 Apr.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp