Neste estudo conduzido por Schaller et al. (2016), o objetivo foi comparar o creme de Ivermectina 1% e o creme de Metronidazol 0,75% no tratamento de lesões inflamatórias da rosácea. Para isso, 161 pacientes foram divididos para receber um creme de Ivermectina a 1% uma vez ao dia ou creme de Metronidazol a 0,75% duas vezes ao dia, em um período de 16 semanas seguidas por uma extensão de 36 semanas.
A avaliação foi
feita através do Dermatology Life Quality Index (DLQI) e EuroQol-5 Dimensão (EQ-5D). Significativamente mais
pacientes do grupo Ivermectina 1% apresentaram uma diferença mínima
clinicamente importante, de acordo com a pontuação na escala DLQI. Na 16ª semana, o grupo Ivermectina
1% teve a maior pontuação na escala EQ-5D. Desta forma, pode-se concluir que o
creme de Ivermectina a 1% é mais eficaz que o creme com Metronidazol a 0,75%,
contribuindo para a melhora na qualidade de vida nos pacientes com rosácea grave.
Posologia Utilizada em Estudo
Creme de Ivermectina 1%
Ivermectina____________________1% |
Creme qsp___________________30 g |
Aplicar uma vez ao
dia no local indicado ou conforme orientação médica.
Farmacêutico e Especialista em Cosmetologia. Mestre em Ciências Médicas pela Unicamp. Diretor das pós-graduações do Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele, Hi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Formulações do Instituto de Cosmetologia. Diretor da Consulfarma Assessoria. Atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Possui 20 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética. Professor e Coordenador dos cursos de pós Graduação com MBA do Instituto de Cosmetologia.
Coordena Cursos Internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França e Espanha. Atua em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina. Atuou em indústria farmacêutica, farmácias magistrais e elaborou diversos projetos de desenvolvimento de linhas de produtos cosméticos nas empresas Consulfarma Assessoria.?Colunista no Prospector.
Coordenador da Comissão de Farmácia de Estética do CRF-SP.
Fundador do Cosmético Seguro.