Insuficiência Pancreática Exócrina em Cães

Estudos Científicos
22/fev/2024

Benefício da Suplementação de Cobalamina em Cães com IPE e Hipocobalamina


Insuficiência Pancreática Exócrina

Relação com a Cobalamina

 

Como o pâncreas exócrino é o principal local de síntese de IF em cães, a suplementação de cobalamina é frequentemente necessária nesses cães. No entanto, a deficiência de cobalamina em alguns casos não é corrigida apenas pela reposição enzimática, provavelmente porque o FI não é consistentemente um componente da mistura de enzimas exógenas.


O tratamento com extrato de enzima pancreática bovina também não é suficiente para restaurar a absorção de cobalamina em cães com insuficiência pancreática exócrina (IPE), porque o IF parece ser específico da espécie. O fato de que as concentrações séricas de cobalamina <100 ng/L são um fator prognóstico negativo destaca a importância de suplementar adequadamente os cães com IPE, mas apenas 4 de 135 (3%) cães hipocobalamina com IPE receberam cobalamina suplementar nesse estudo.


Hipocobalamina

Em cães, a hipocobalamina associada a certas doenças gastrointestinais tem se mostrado um fator prognóstico negativo. Além disso, a hipocobalamina grave em cães com IPE foi associada a uma sobrevida mais curta.


Um estudo demonstrou que a hipocobalamina antes do tratamento não foi associada à resposta ao tratamento. Este achado em conjunto com o fato de que a suplementação de cobalamina também foi instituída em gatos com normocobalamina e foi encontrado para afetar favoravelmente o resultado sugere que não apenas gatos hipocobalaminamêmicos, mas também normocobalamina com IPE poderiam se beneficiar da suplementação de cobalamina. 


Não está claro por que a suplementação de cobalamina pode ter um efeito positivo em gatos hipocobalaminas com IPE, mas esses gatos podem ter as concentrações teciduais de cobalamina esgotadas antes do desenvolvimento da hipocobalamina. Portanto, pode ser útil suplementar gatos com IPE com cobalamina, independentemente de sua concentração sérica de cobalamina.


 

Estudo Comprova

O objetivo deste estudo retrospectivo foi avaliar as concentrações séricas de cobalamina antes e após a suplementação oral de cobalamina em cães com baixas concentrações séricas de cobalamina e insuficiência pancreática exócrina.


Resultados

ü  A mediana (intervalo) das concentrações séricas de cobalamina na inclusão foi de 188 ng/L (<111-350 ng/L), que aumentou significativamente para 1000 ng/L (794-2385 ng/L; P <0,001) após a suplementação de cobalamina para 19-199 dias (mediana, 41 dias).

 

Conclusão

A suplementação oral de cobalamina é uma alternativa potencial à suplementação parenteral em cães com IPE.

 

Referências bibliográficas

TORESSON, L.; STEINER, J. M.; SPODSBERG, E.; OLMEDAL, G. et al. Effects of oral cobalamin supplementation on serum cobalamin concentrations in dogs with exocrine pancreatic insufficiency: A pilot study. Vet J, 269, p. 105619, Mar 2021.

 

XENOULIS, P. G.; ZORAN, D. L.; FOSGATE, G. T.; SUCHODOLSKI, J. S. et al. Feline Exocrine Pancreatic Insufficiency: A Retrospective Study of 150 Cases. J Vet Intern Med, 30, n. 6, p. 1790-1797, Nov 2016.

 


 



Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp