Infecções do Trato Urinário
Principais Características
A infecção do trato urinário (ITU) ocorre quando há um comprometimento dos mecanismos de defesa do hospedeiro e um agente virulento adere, se multiplica e persiste em uma parte do trato urinário.
A maioria das ITUs bacterianas ocorrem como consequência da migração ascendente de patógenos através do trato genital e da uretra para a bexiga, ureteres e um ou ambos os rins.
Isolados Bacterianos
Os patógenos causadores de ITU podem ser tanto aeróbicos como anaeróbicos e os meios de contaminação podem ser ascendentes ou hematógenos.
Bactérias que mais comumente causam ITUs - Semelhante em Cães e Gatos
- Escherichia coli;
- Cocos gram-positivos;
-Outros, como Proteus, Klebsiella, Pasteurella, Pseudomnas, Corynebacterium.
Mycoplasma spp são isolados da urina de cães com sinais clínicos de trato urinário inferior em menos de 5% das amostras; se o Mycoplasma spp está associado à doença do trato urinário em gatos é controverso (OLIN; BARTGES, 2015).
Ocorrência Conforme a Idade
Todas as idades são afetadas, mas a ocorrência aumenta com a idade devido a maior frequência de outras lesões urinárias (como urólitos, doenças da próstata e tumores) que predispõe a infecções secundárias no trato urinário.
Seminários Consulfarma I vet
Preencha o formulário abaixo para fazer download do material
Infecções do Trato Urinário
Sintomas, Diagnóstico e Tratamento
Sintomas
à Hematúria;
à Disúria;
à Polaciúria;
à Iscúria;
à Urina turva ou mau cheirosa;
à Urgência;
à Perda de peso;
à Anorexia;
à Vômito;
à Diarreia.
As consequências mais comuns na ITU são: pielonefrite, insuficiência renal, urolitíase e septicemia.
Exames
Os exames de cultura e antibiograma devem ser sempre indicados quando se suspeita de uma ITU. Outros exames como hemograma, urinálise, e bioquímicos sanguíneos também auxiliam no diagnóstico (ANDRADE 2002).
Tratamento - Antibioticoterapia
àInfecções simples ou agudas, o tratamento com drogas antimicrobianas deve ser realizado por 7 a 10 dias;
àNos casos de cistite bacteriana crônica, o tratamento pode durar até 4 a 6 semanas;
àA duração apropriada do tratamento para infecção complicada do trato inferior depende dos problemas secundários envolvidos (TILLEY, 2003).
àA introdução da antibioticoterapia apropriada, associada ou não a terapia de suporte, deve, portanto ser instituída de acordo com a gravidade e o uropatógeno responsável pela ITU;
àNa seleção do agente deve-se evitar drogas já administradas, drogas nefrotóxicas (aminoglicosidios e tetraciclinas) e associação de drogas. O fármaco deve ser de fácil administração e possuir alta concentração na urina;
àNa falta de exames de cultura e antibiograma, ou enquanto se espera resultados, pode-se utilizar antibioticoterapia empírica, dando-se preferência os antibióticos que são excretados pelos rins, sendo as concentrações urinárias superiores as concentrações correspondentes no soro e nos tecidos;
àA duração do tratamento varia de acordo com o grau de complicação da infecção (ANDRADE 2002).
ANDRADE , S. F. Manual de Terapêutica Veterinária. Rocca 2002.
OLIN, S. J.; BARTGES, J. W. Urinary tract infections: treatment/comparative therapeutics. Vet Clin North Am Small Anim Pract, 45, n. 4, p. 721-746, Jul 2015.
TILLEY, L. P. S. J., FRANCIS W. K. Consulta Veterinária Em 5 Minutos Espécies Canina e Felina. Manole 2003.
Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!