IMPORTÂNCIA DO COLÁGENO ORAL

Estudos Científicos
21/jun/2018

Com o passar do tempo e o avanço da idade, é normal que o corpo apresente um declínio de colágeno, o que resulta em diversos problemas, como surgimento de rugas, linhas finas de expressão e flacidez, ou algumas doenças que afetam as articulações, tendões, ligamentos, músculos e ossos, como a artrite e a osteoartrite. Neste artigo falaremos sobre a importância do uso do colágeno.


O envelhecimento intrínseco e extrínseco está diretamente relacionado com as alterações estruturais e funcionais na pele e, como consequência, leva a um desarranjo e fragmentação das fibras de colágeno na derme, manifestados através do surgimento de rugas, linhas finas de expressão e flacidez. 
A nutrição adequada é um fator que afeta diretamente o bem-estar, a saúde e a aparência da pele. Os suplementos dietéticos são uma opção para complementar a dieta normal, proporcionando o equilíbrio adequado de nutrientes. 

Atuação das proteínas

O colágeno é uma proteína que representa cerca de 30% das proteínas presentes no corpo humano, sendo um integrante importante dos tecidos e do sistema esquelético, encontrado também na pele, cartilagens, tendões, ossos e tecido conectivo. 
Quando ingeridos, os peptídeos bioativos de colágeno no tecido cutâneo estimulam os fibroblastos a produzir, principalmente, colágeno tipo I e proteoglicanas, portanto, reduzem a flacidez e melhoram a hidratação da pele, atenuando e prevenindo os sinais do envelhecimento. 

Problemas desencadeados pela sua falta

Além disso, outra complicação provocada pela falta de colágeno é a dor articular, que têm se tornado frequente na população e sua incidência está aumentando cada vez mais, podendo estar relacionado ao envelhecimento, aumento de peso e sedentarismo. Algumas doenças que afetam as articulações, tendões, ligamentos, músculos e ossos, como a artrite e a osteoartrite, são desencadeadas através de alterações que ocorrem nos reguladores imunológicos e no metabolismo, onde afetam o processo inflamatório. 

Visão científica

A administração de antígenos orais é promissora para o tratamento de doenças inflamatórias e autoimunes. O colágeno tipo II, com suas propriedades bioquímicas e biológicas preservadas, possui alta afinidade pelas regiões articulares, apresenta conformação molecular especial - que envolve regiões antígenas, onde estão presentes alguns determinantes envolvidos com o sistema de defesa do organismo e, à medida que eles desativam as células T específicas de ataque ao colágeno, previnem a secreção de enzimas do tipo colagenase, responsável pela degradação desta proteína. 

O bloqueio da quebra do colágeno endógeno reduz o ciclo destrutivo das cartilagens e, consequentemente, reduz a inflamação e dor, melhorando a qualidade de vida do paciente.

Autor(a)

Letícia Oliveira
Letícia Oliveira
Farmacêutica Consultora Técnica Consulfarma

Farmacêutica, Pós-graduada em Tecnologia Cosmética e com MBA em Cosmetologia. Atua na área de Farmácia Magistral ao longo de sua carreira. Trabalha como Consultora Técnica na Consulfarma e no Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa há mais de 9 anos. Integrante do Corpo Docente do Instituto de Cosmetologia.

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp