Green tea na Melhora da Cistite em Mulheres

Estudos Científicos
20/abr/2021

Conheça mais sobre o tratamento para cistite com a ajuda do ativo


Infecções do Trato Urinário Superior

Eficácia da Terapia Adjuvante com Green tea

As Infecções do Trato Urinário (ITUs) são as infecções comuns, conhecidas como doenças femininas, devido as diferenças de características anatômicas e fisiológicas baseadas do sexo.

Escherichia coli (E. coli) é a causa mais comum de ITUs não complicadas em mulheres e é responsável por 75-95% dessas infecções.


Tratamento Antimicrobiano

O trimetoprim-sulfametoxazol (cotrimoxazol) é um antibiótico bem-tolerado e eficaz, tradicionalmente usado para tratar a cistite não complicada aguda como a primeira linha.

à No entanto, a resistência ao cotrimoxazol entre as cepas de E. coli aumentou significativamente em todo o mundo nos últimos anos.

à Considerando esse fato, recomenda-se que, se a prevalência de resistência ao cotrimoxazol entre as cepas de E. coli for igual ou superior a 20% em uma região, outros agentes antimicrobianos de primeira linha devem ser escolhidos.


Green tea

É um tipo de chá obtido a partir das folhas não fermentadas da Camellia sinensis. Possui propriedades anti-inflamatórias, antiartríticas, antibacterianas, antiangiogênicas, antioxidantes, antiviral e neuroprotetora.


à Alguns estudos in vitro demonstraram os efeitos antimicrobianos das catequinas e também efeitos sinérgicos entre catequinas e antibióticos, como cotrimoxazol e quinolonas contra a E. coli;

à Além disso, foi proposto que a quantidade de epigalocatequina (EGC) excretada na urina após a ingestão de um copo de 7,5 g de Green tea seria o suficiente para produzir concentrações inibitórias mínimas de EGC.

 

Estudo Comprova

Green tea é Eficaz como Adjuvante no Tratamento da Cistite Aguda Não Complicada

O objetivo desse estudo duplo-cego, randomizado e placebo-controlado foi avaliar a eficácia do Green tea como terapia adjuvante a terapia antimicrobiana (Sulfametoxazol + Trimetoprima) padrão em mulheres com cistite aguda não complicada (KHEIRABADI; MEHRABANI; SARAFZADEH; DABAGHZADEH et al., 2019)


Resultados:

ü  As mulheres que receberam Green tea tiveram redução significativa na prevalência dos sintomas de cistite;

ü  Houve também uma melhora significativa nos resultados de urinálise, exceto hematúria após 3 dias de tratamento.


Conclusão:

O Green tea foi eficaz como terapia adjuvante ao Sulfametoxazol + Trimetoprima no tratamento da cistite aguda não complicada.


Referências:

KHEIRABADI, Z.; MEHRABANI, M.; SARAFZADEH, F.; DABAGHZADEH, F. et al. Green tea as an adjunctive therapy for treatment of acute uncomplicated cystitis in women: A randomized clinical trial. Complement Ther Clin Pract, 34, p. 13-16, Feb 2019.


 à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp