A hiperlipidemia é definida como a condição de concentração excessiva de colesterol ou de triglicérides no soro ou plasma do animal em jejum, é o resultado direto do aumento na produção de lipoproteínas ou da sua degradação reduzida.
O estado de
hiperlipidemia é caracterizado como:
A hiperlipidemia por excesso de concentração de triglicérides é forma grave de distúrbio no transporte lipídico em cães, sinalizando não apenas a presença de distúrbio metabólico subjacente, como é fator de risco importante para a saúde do paciente, justificando a intervenção dietética e/ou terapêutica.
Predisposição
Tratamento
à As concentrações séricas de triglicérides
(TG), colesterol (CHO), atividade de alanina aminotransferase (ALT) e creatina
quinase antes e após 30 dias de tratamento foram comparadas;
à Dentre os participantes, 16 cães tinham hiperlipidemia primária e 30 cães tinham hiperlipidemia secundária (incluindo hiperadrenocorticismo espontâneo [n = 19], tratamento crônico com glicocorticoides [n = 5], e hipotireoidismo [n = 7]).
Resultados
ü Não houve diferença significativa na concentração
basal de TG entre os subgrupos de hiperlipidemia primária e secundária,
contudo, a diminuição na concentração de TG após o tratamento foi maior no
subgrupo de hiperlipidemia primária;
ü Nenhum efeito adverso foi observado, mas a atividade da ALT diminuiu significativamente após 30 dias de tratamento.
Conclusão:
Os pesquisadores concluíram que a administração de Bezafibrato durante 30 dias foi ser segura e eficaz no tratamento da hiperlipidemia primária e secundária em cães.
Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!