Pós-Menopausa
Efeitos Estrogênicos
da Camomila
A menopausa é definida como uma parada menstrual por um ano após a ausência da função dos folículos ovarianos e redução do estrogênio.
A deficiência de estrogênio resulta em efeitos negativos na elasticidade e síntese de colágeno no tecido vulvovaginal e afeta o crescimento das células do epitélio vaginal. Consequentemente, surgem sintomas urinários e vaginais de atrofia, incluindo secura vaginal, dor e desconforto durante as relações sexuais, sangramento após a relação sexual, queimação e micção urgente.
Estrógeno
O estrógeno é o tratamento mais
eficaz para disfunção sexual feminina aprovado pelo Food and Drug Administration (FDA).
Efeitos Estrogênicos da Camomila
A camomila é comumente usada na medicina devido a
seus efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes, levemente sedativo,
anti-espasmos e no alívio da dor.
Os componentes químicos da camomila incluem: apigenina, apigenina-7-o-glicosídeo, ácido cafeico, ácido clorogênico, luteolina, luteolina-7-o-glicosídeo, chamazoleno, flavonóides (incluindo apigenina, crocetina, patolina e luteolina) e cumarina.
Estudos farmacológicos indicaram que o extrato de camomila contém flavonoides (apigenina e crisina) com efeitos fitoestrogênicos capazes de se ligar a receptores de estrogênio clássicos e não-clássicos, causando efeitos estrogênicos.
Estudo Comprova
Resultados
- Após 12 semanas, foi observada uma diferença
significativa entre os grupos 1 e 2 e o grupo placebo na satisfação sexual
média;
- Além disso, uma redução significativa foi observada na relação sexual dolorosa entre os grupos usando gel vaginal de camomila e creme vaginal de estrogênio conjugado.
Conclusão
O gel vaginal de camomila pode reduzir as relações sexuais dolorosas e aumentar a satisfação sexual em mulheres na pós-menopausa.
BOSAK, Z.;
IRAVANI, M.; MOGHIMIPOUR, E.; HAGHIGHIZADEH, M. H. et al. Evaluation of the influence of
chamomile vaginal gel on dyspareunia and sexual satisfaction in postmenopausal
women: A randomized, double-blind, controlled clinical trial. Avicenna journal of phytomedicine, 10,
n. 5, p. 481-491, Sep-Oct 2020.
Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!