Gabapentina Associada ao Omeprazol Reduz a Severidade dos Sintomas Gastrintestinais

Estudos Científicos
31/mai/2021

Associação se mostrou eficaz no tratamentos dos sintomas em pacientes


Dispepsia

Nova Opção de Tratamento

A dispepsia, também conhecida como indigestão, é um sintoma comum, com um extenso diagnóstico diferencial e uma fisiopatologia heterogênea.

A dispepsia afeta aproximadamente 25% da população mundial a cada ano.

Tratamento Convencional

Atualmente, existem opções de tratamento para dispepsia que incluem também a erradicação de Helicobacter pylori, uso de Inibidores da Bomba de Prótons (IBP) e procinéticos.

à Embora o tratamento da Dispepsia Funcional (DF) ainda esteja sendo discutido, o uso dos tratamentos mencionados acima pode melhorar os sintomas em um pequeno número de pacientes;

à Muitos estudos indicaram uma relação direta significativa entre os sintomas gastrintestinais, depressão e transtorno de ansiedade. Portanto, pode-se mencionar que a maioria dos distúrbios gastrintestinais, como refluxo e dor abdominal têm origem neurológica.

Nova Opção de Tratamento

Gabapentina

  • Análogo do ácido gama-aminobutírico (GABA), usado atualmente em vários casos, incluindo alívio da dor.
  • Não é convertida em GABA ou em um agonista de GABA no organismo;
  • Não elimina ou inibe a receptação de GABA.

Alguns estudos anteriores sugeriram o efeito da gabapentina e pregabalina na diminuição da sensibilidade retal e na liberação de neurotransmissores no trato GI em pacientes com síndrome do intestino irritável (SII) e, portanto, parece ser útil no controle e redução de sintomas de doenças neurológicas como dispepsia.


Estudo Comprova

Gabapentina é Eficaz Como Adjuvante na Dispepsia Funcional

Esse estudo avaliou os efeitos da gabapentina oral na melhora dos sintomas gastrintestinais em pacientes com dispepsia funcional (DF) resistente aos tratamentos convencionais (SHAFIGH-ARDESTANI; KARAMI-HORESTANI; EMAMI; ARJMANDPOUR, 2019).


Resultados:

ü  Os escores totais de Gastrointestinal Symptom Rating Scale (GSRS) no grupo 1 foram significativamente menores comparado ao grupo 2;

ü  Após a intervenção (grupo 1), a redução média da gravidade dos sintomas gastrintestinais, incluindo refluxo, dispepsia e dor abdominal foi significativamente maior comparado ao grupo 2; 


Conclusão:

A gabapentina, como um adjuvante, associada ao omeprazol, podem ter um papel significativo na melhora dos sintomas, como dor, refluxo e dispepsia, enquanto melhora também a diarreia e constipação.


Referências:

SHAFIGH-ARDESTANI, M. H.; KARAMI-HORESTANI, M.; EMAMI, B.; ARJMANDPOUR, A. Evaluating the Effect of Oral Gabapentin on the Improvement of Gastrointestinal Symptoms in Patients with Functional Dyspepsia Resistant to Conventional Treatments. Adv Biomed Res, 8, p. 53, 2019.


à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp