Fitoterápico Coadjuvante é Benéfico nas Afecções do Trato Respiratório em Cães

Estudos Científicos
31/mai/2021

Entenda a ação do fitoterápico em doenças respiratórias caninas


Echinacea

Evidências Comprovam seus Benefícios em Cães

O termo “planta medicinal” foi oficialmente reconhecido durante a 31ª Assembleia da OMS, sendo então definido como “aquela que administrada ao homem ou animal, por qualquer via ou sob qualquer forma, exerce alguma espécie de ação farmacológica”. 

Segundo o conceito da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA – o medicamento fitoterápico é obtido através do emprego exclusivo de matérias-primas vegetais, sendo caracterizado pelo conhecimento da eficácia de sua qualidade. Sua eficácia e segurança são validadas através de levantamentos etnofarmacológicos de utilização, documentações tecnocientíficas em publicações ou ensaios clínicos.

Precauções da Fitoterapia

É importante ressaltar que a fitoterapia é uma importante opção terapêutica, mas não é isenta de riscos, o que precisa ser levado em consideração ao se considerar este tipo de tratamento (TABACH, 2007).

Echinacea Esteroides, anabolizantes, metotrexato, cetoconazol ou amiodarona = Aumento do Risco de Hepatotoxicidade

Sendo uma planta que estimula o sistema imunológico, a Echinacea não deverá ser administrada com fármacos imunossupressores.

Evidência sobre Echinacea

Um estudo avaliou os efeitos da administração oral do extrato hidroetanólico de Echinacea no sistema imunológico de 14 cães. Os cães foram divididos e receberam 1 mL de extrato hidroetanólico de Echinacea a 5% duas vezes por dia durante 2 meses (grupo 1) ou placebo (grupo 2).

  • Os resultados mostraram que no grupo que recebeu Echinacea o volume celular compactado, hemoglobina (Hb), contagem de glóbulos vermelhos (RBC), contagem de glóbulos brancos, linfócitos, neutrófilos, o percentual de fagocitose e IgM aumentaram significativamente (P <0,05). Além disso, observaram-se efeitos positivos da Echinacea no sistema imunológico. Houve uma mudança significativa na HTC, RBC, Hb ao longo do tempo no grupo que recebeu Echinacea e o percentual de fagocitose e IgM (P <0,05) (TORKAN; KHAMESIPOUR; KATSANDE, 2015).


Estudos Comprovam

Echinacea é Benéfica em Cães

Estudo 1:

O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de longo prazo da administração de Echinacea em alguns parâmetros bioquímicos e hematológicos em cães (BIAZAR; AVIZEH; GHORBANPOUR; VARZI et al., 2018).


Resultados e Conclusão:

ü  A Echinacea aumentou significativamente o número de células sanguíneas, linfócitos e hemoglobina e diminuiu significativamente o número de neutrófilos (p <0,05). A vacinação sozinha resultou em um aumento significativo na contagem de glóbulos brancos (p <0,05).

Este estudo provou que a administração prolongada de Echinacea em cães, enquanto aumentou os parâmetros sanguíneos, especialmente os glóbulos vermelhos, não mostrou complicações e toxicidade em parâmetros hematológicos e bioquímicos.


Estudo 2:

Uma triagem clínica veterinária aberta e multicêntrica foi conduzida com objetivo de avaliar a eficácia de uma preparação vegetal contendo Echinacea em pó em cães com infecção do trato respiratório superior crônica ou sazonal, que incluíam sintomas, como faringite/tonsilite, bronquite e tosse. O pó de Echinacea foi administrado, em combinação com alimentos, na dose de 1 g/10 kg, uma vez ao dia por 8 semanas (REICHLING; FITZI; FURST-JUCKER; BUCHER et al., 2003).

Resultados:

ü  Participaram do estudo 39 cães com escores de gravidade da doença diferentes;

ü  Após 4 semanas de tratamento, verificou-se melhora em 92% dos cães, sendo este resultado confirmado após 8 semanas. Além disso, foi evidente a redução da severidade do quadro e resolução de sintomas como secreção nasal, aumento dos linfonodos, tosse seca, dispneia e ruídos pulmonares;

ü  O tratamento, em geral, foi bem tolerado.


Referências:

BIAZAR, Y.; AVIZEH, R.; GHORBANPOUR, M.; VARZI, H. N. et al. Effects of long term administration of echinacea in addition with vaccination on general condition and liver and renal performance in dogs. International Journal of Pharmaceutical Research, 10, p. 355-361, 10/01 2018.

REICHLING, J.; FITZI, J.; FURST-JUCKER, J.; BUCHER, S. et al. Echinacea powder: treatment for canine chronic and seasonal upper respiratory tract infections. Schweiz Arch Tierheilkd, 145, n. 5, p. 223-231, May 2003.

TABACH, R. SISTEMA DE FARMACOVIGILÂNCIA EM PLANTAS MEDICINAIS.  2007.

TORKAN, S.; KHAMESIPOUR, F.; KATSANDE, S. Evaluating the effect of oral administration of Echinacea hydroethanolic extract on the immune system in dog. Auton Autacoid Pharmacol, 35, n. 1-2, p. 9-13, Jul 2015.


à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.

 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp