Extrato Vegetal em Cosméticos para Redução do Sebo na Acne

Estudos Científicos
03/fev/2023

Hippophae rhamnoides Impede a Oxidação do Sebo e Reduz a Inflamação da Pele


Extrato Vegetal em Cosméticos para Redução do Sebo na Acne

Hippophae rhamnoides Impede a Oxidação do Sebo e Reduz a Inflamação da Pele


A hiperseborreia causa aumento da proliferação de sebo e redução da descamação de queratinócitos na unidade pilossebácea, o que obstrui os ductos pilossebáceos e permite a formação de microcomedões, favorecendo o supercrescimento de C. acnes e a formação de um biofilme, o que induz a inflamação e a comedogênese.


Hippophae rhamnoides

 Hippophae rhamnoides possui catequinas como (+)-galocatequina e (–)-epigalocatequina.


Seaberry Gold Oil®

Hippophae rhamnoides

Óleo obtido da seaberry (H. rhamnoides) com altas concentrações de ômega 3, 6, 7 e 9, vitaminas lipossolúveis, flavonóides e vitaminas hidrossolúveis. 


- Sua rica composição confere propriedades antioxidantes, que impedem a oxidação do sebo e reduzem o processo inflamatório na acne;

-Atua em receptores canabinóides (CB1 e CB2) em queratinócitos e fibroblastos, o que permite a ação cicatrizante e analgésica tópica. 


Estudo Comprova

Esse estudo único-cego, randomizado, placebo-controlado e de face dividida teve como objetivo comparar a eficácia de formulações em emulsão contendo extratos vegetais (Hippophae rhamnoides e Cassia fistula) e placebo (sem extratos vegetais) em pacientes com acne.


Resultados

ü  Uma diminuição significativa (p = 0,05) no nível de sebo foi observada em ambos os grupos que utilizaram formulações contendo o extrato vegetal;

ü  A diferença entre os níveis de sebo pré e pós-tratamento foi estatisticamente significativa (p = 0,05);

ü  Formulações contendo extratos de plantas se mostraram eficazes na redução do teor de sebo da pele (efeitos anti-acne) simetricamente e clinicamente quando comparadas ao placebo.


Conclusão

As formulações com 5% de extratos vegetais podem ser opções tópicas eficazes, seguras e bem toleradas para acne vulgar de grau I e grau II.


Referências bibiográficas

GOODARZI, A.; MOZAFARPOOR, S.; BODAGHABADI, M.; MOHAMADI, M. The potential of probiotics for treating acne vulgaris: A review of literature on acne and microbiota. Dermatol Ther, 33, n. 3, p. e13279, May 2020.

 

KHAN, B. A.; AKHTAR, N. Clinical and sebumetric evaluation of topical emulsions in the treatment of acne vulgaris. Postepy dermatologii i alergologii, 31, n. 4, p. 229-234, 2014.

 

SHEN, X.; GUO, M.; YU, H.; LIU, D. et al. Propionibacterium acnes related anti-inflammation and skin hydration activities of madecassoside, a pentacyclic triterpene saponin from Centella asiatica. Biosci Biotechnol Biochem, 83, n. 3, p. 561-568, Mar 2019.

 



Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp