Extrato de Açafrão tem Efeito Hipotensor no Glaucoma Primário de Ângulo Aberto

Estudos Científicos
13/abr/2016


O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do extrato aquoso de açafrão sobre a pressão intraocular (PIO) em pacientes com glaucoma primário de ângulo aberto (GPAA). Para isso, 34 pacientes com GPAA, clinicamente estáveis e que receberam tratamento com colírio de timolol com dorzolamida foram incluídos no estudo.


Os pacientes elegíveis foram randomizados para receberem 30 mg/dia de extrato aquoso de açafrão via oral (n=17) ou placebo (n=17) durante um mês como complemento ao timolol e dorzolamida. Após o tratamento, os dois grupos entraram em um período de suspensão da terapia por um mês. Os pesquisadores avaliaram a PIO durante o tratamento e após o período de suspensão da terapia. Os resultados demonstraram que a média de PIO basal foi de 12,9 ± 3,7 vs. 14,0 ± 2,5 mmHg nos grupos de açafrão e controle, respectivamente (p = 0,31). Após três semanas de tratamento, a pressão intraocular foi significativamente reduzida para 10,9 ± 3,3 mmHg no grupo açafrão, em comparação com 13,5 ± 2,3 mmHg no grupo controle (p = 0,013). Na quarta semana, a PIO foi ainda significativamente menor no grupo de açafrão (10,6 ± 3,0 vs. 13,8 ± 2,2 mmHg, p = 0,001). No final do período de suspensão da terapia, a PIO foi de 12,9 ± 3,0 no grupo açafrão vs. 14,2 ± 2,0 mmHg no grupo controle (p = 0,175).


Nenhum dos pacientes apresentaram efeitos colaterais durante o estudo e no período de suspensão da terapia. Sendo assim, os pesquisadores concluíram que o extrato aquoso oral de açafrão exerce um efeito hipotensor ocular no glaucoma primário de ângulo aberto. Este efeito se tornou evidente após três semanas de tratamento.



Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp