Estudo de Revisão Demonstra os Efeitos Positivos da Metformina Oral nas Doenças Cutâneas

Estudos Científicos
10/fev/2023

Reduz a Contagem das Lesões Acneicas e Diminui os Escores que Medem a Severidade da Psoríase


Uso da Metformina Oral no Tratamento de Doenças Cutâneas

A Metformina Auxilia no Gerenciamento da Acne, Psoríase, Hidradenite Supurativa e Acantose Nigricans


Embora a metformina seja tipicamente empregada como um agente de primeira linha para o tratamento de diabetes mellitus tipo II (DM2), ela está sendo cada vez mais utilizada como uma terapia para uma variedade de outras condições, incluindo síndrome metabólica, síndrome dos ovários policísticos (SOPC), hiperandrogenismo e até na prevenção do câncer.

 

Ação da Metformina no Metabolismo

A metformina reduz a resistência à insulina ao suprimir a gliconeogênese hepática enquanto estimula a captação de glicose no miócito do músculo e inibe a resposta pró-inflamatória, agindo contra o hiperandrogenismo. Dado o seu perfil de segurança tranquilizador, a metformina tem sido cada vez mais considerada para o tratamento de doenças associadas à síndrome inflamatória e metabólica, como psoríase, hidradenite supurativa (HS), acne, hirsutismo e acantose nigricans.

Ação da Metformina na Pele

O mecanismo de ação da metformina é complexo e ainda não está totalmente compreendido. A metformina age primariamente via ativação da AMP na sua forma ativada AMPK, o que permite maior regulação catabólica.

A metformina também regula a síntese de citocinas pró-inflamatórias por inibir o fator nuclear Kappa B (NF-kB) por meio das vias dependentes e independentes de AMPK no fígado, e regula negativamente a produção de óxido nítrico (NO). A metformina regula também os níveis de prostaglandina E2 (PGE2), TNF-a, IL-1 e IL-6. Esse fármaco também reduz o hiperandrogenismo e afeta diretamente a esteroidogênese por modulação da função ovariana e adrenal.


Mecanismo de Ação da Metformina no Tratamento da Acne 

A atividade da mTORC1, a principal quinase sensível a nutrientes, é aumentada na pele acneica e nas glândulas sebáceas de pacientes com acne. Sabe-se que a insulina, o fator de crescimento semelhante à insulina-1(IGF-1) e os aminoácidos essenciais, ativam o mTORC1.


Portanto, é plausível que a metformina através da inibição da mTORC1 melhore a acne. Além disso, a metformina tem sido sugerida para o tratamento de outros distúrbios da pele relacionados à resistência à insulina, como psoríase, hidradenite supurativa e acantose 


Estudo Comprova:

Inicialmente, 754 artigos foram selecionados de 1969 a 2018 de acordo com os termos pré-estabelecidos. De todos os artigos, 104 se enquadram nos critérios de inclusão. Esses artigos foram então analisados e 64 foram incluídos de forma definitiva nessa revisão.




Referências bibliográficas

SUNG, CT. et al. Oral Metformin for Treating Dermatological Diseases: A Systematic Review. J Drugs Dermatol. 2020 Aug 1;19(8):713-720. doi: 10.36849/JDD.2020.4874.

NAVARRO-LÓPEZ, V.; MARTÍNEZ-ANDRÉS, A.; RAMÍREZ-BOSCÁ, A.; RUZAFA-COSTAS, B. et al. Efficacy and Safety of Oral Administration of a Mixture of Probiotic Strains in Patients with Psoriasis: A Randomized Controlled Clinical Trial. Acta Derm Venereol, 99, n. 12, p. 1078-1084, Nov 1 2019


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp