Espironolactona Oral no Tratamento da Acne em Adolescentes do Sexo Feminino

Estudos Científicos
26/ago/2022

Alternativa Segura aos Antibióticos Sistêmicos na Melhora da Acne


Acne

Papel da Espironolactona

 

Acne é a dermatose mais comum, acometendo cerca de 80% dos adolescentes e adultos jovens. É caracterizada por lesões não-inflamatórias (comedões abertos e/ou fechados) e por lesões inflamatórias (pápulas, pústulas, cistos ou nódulos) tipicamente localizados na face, pescoço, dorso, tórax e braços. 


Espironolactona

A espironolactona é comumente usada na dermatologia para o tratamento da Acne vulgaris em mulheres devido aos seus efeitos antiandrogênicos.


à É um antagonista da aldosterona e tem sido utilizada como diurético poupador de potássio há mais de 50 anos;


à Caracterizada estruturalmente como esteroide, com núcleos básicos de esteroides com quatro anéis;

  à Reduz a produção de testosterona;

  à Inibe competitivamente os andrógenos (principalmente a testosterona e DHT), nos quais se liga aos receptores de andrógenos na pele;

  à Inibe a atividade da 5a-redutase;

  à Aumenta a globulina de ligação aos hormônios sexuais (CONG; HAO; WEN; LI et al., 2019; SINCLAIR, 2018).




Estudo Comprova

Espironolactona Oral é Eficaz na Acne em Adolescentes

 

Esse estudo de revisão teve como objetivo avaliar a eficácia da espironolactona no tratamento da acne em adolescentes (ROBERTS; NOWSHEEN; DAVIS; HAND et al., 2020).


Resultados:

ü Dos 80 pacientes, 64 apresentaram melhora da acne no tratamento com espironolactona com um perfil favorável de efeito colateral;

ü  Aproximadamente um quarto dos pacientes (22,5%) teve uma resposta completa, e mais da metade (58,8%) teve uma resposta completa ou resposta parcial superior a 50%;

ü  As respostas iniciais e máximas foram observadas em uma mediana de 3 meses e 5 meses, respectivamente;

ü  Os pacientes receberam o tratamento com espironolactona durante 7 meses em média (variação de 3 a 45 meses) com efeitos colaterais limitados.

 

Conclusão:

Esse estudo demonstrou que a espironolactona é eficaz no tratamento da acne em adolescentes do sexo feminino e é uma alternativa segura a longo-prazo aos antibióticos sistêmicos nessas pacientes.


Referências:

CONG, T. X.; HAO, D.; WEN, X.; LI, X. H. et al. From pathogenesis of acne vulgaris to anti-acne agents. Arch Dermatol Res, 311, n. 5, p. 337-349, Jul 2019.

ROBERTS, E. E.; NOWSHEEN, S.; DAVIS, D. M. R.; HAND, J. L. et al. Use of spironolactone to treat acne in adolescent females. Pediatric Dermatology, n/a, n. n/a, 2020/10/03 2020.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp