Uso de Espironolactona em Pacientes com Acne
Auxilia na Diminuição dos Escores Associados com a Acne
A acne é a dermatose mais comum, acometendo cerca de 80% dos adolescentes e adultos jovens. É caracterizada por lesões não-inflamatórias (comedões abertos e/ou fechados) e por lesões inflamatórias (pápulas, pústulas, cistos ou nódulos) tipicamente localizados na face, pescoço, dorso, tórax e braços.
Os principais fatores que contribuem para o desenvolvimento da acne incluem: aumento da produção sebácea, hiperqueratinização folicular, colonização de bactérias na pele e inflamação.
Uma das vias da hiperseborreia está associada aos andrógenos, que são capazes de estimular a síntese lipídica e a proliferação e diferenciação de sebócitos.
Espironolactona
A espironolactona é comumente usada na dermatologia para o tratamento da Acne vulgaris em mulheres devido aos seus efeitos antiandrogênicos.
à Reduz a produção de testosterona;
à Inibe competitivamente os andrógenos (principalmente a testosterona e DHT), nos quais se liga aos receptores de andrógenos na pele;
à Inibe a atividade da 5a-redutase;
à Aumenta a globulina de ligação aos hormônios sexuais.
Esse estudo conduzido por Garg et al. (2021) teve como objetivo avaliar o uso da espironolactona no gerenciamento da acne facial e do tronco. Uso desse medicamento começou a ser avaliado em pacientes com acne devido à grande resistência microbiana aos antibióticos.
Resultados
Ø Conforme avaliado pelos escores do Acne Severity Scale, a diminuição da acne na face foi de 75,5%, do tórax foi de 84,0% e do tronco foi de 80,2%;
Ø Não foram observados efeitos significativos em mulheres que usaram a espironolactona e também faziam uso de contraceptivos orais;
Ø A maior limitação observada no estudo foi a realização das análises em apenas um único centro.
Conclusão
O uso da espironolactona melhorou os escores que medem a severidade da doença e foi bem tolerada em mulheres adultas com acne. Houve significativa melhora nos escores da acne facial, do tronco e do tórax.
Referências bibliográficas
GARG, V. et al. Long-term use of spironolactone for acne in women: A case series of 403 patients. J Am Acad Dermatol. 2021 Jan 9;S0190-9622(21)00090-6. doi: 10.1016/j.jaad.2020.12.071. Online ahead of print.
Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!