Eritema Pós-inflamatório

Estudos Científicos
16/jun/2023

Creme de Oximetazolina Demonstra ser Eficaz e Seguro na Melhora do Eritema Pós-acne


Eritema Pós-inflamatório

Mecanismo de Ação da Oximetazolina

 

 

O eritema pós-inflamatório é uma consequência comum da inflamação da acne. Algumas lesões de acne podem melhorar com o tempo. No entanto, as manchas vermelhas persistentes após o tratamento da acne, que são experimentadas pela maioria dos pacientes, são esteticamente inaceitáveis ??e permanecem um desafio terapêutico.

Terapias baseadas em luz tornaram-se modalidades aceitas para o tratamento de eritema pós-acne. Dispositivos de radiofrequência e luz intensa pulsada, podem ser usados ??para tratar doenças vasculares, contudo possuem um custo relativamente alto e pode ocasionar diversas complicações, especialmente alterações pigmentares.

A vasculatura da derme é modulada pela inervação simpática periférica (adrenérgica). A contração do músculo liso vascular periférico é mediada principalmente por subtipos de receptores. Os agonistas do a-adrenoreceptor (agonistas) têm sido testados no tratamento do eritema facial difuso com base em sua capacidade de produzir vasoconstrição reversível da vasculatura periférica.

 

Oximetazolina

 A oxietazolina (OXZ) é um agonista simpaticomimético do tipo imidazolina sintético, de ação direta, altamente seletivo para o receptor 1a-adrenérgico e também um agonista do receptor 2a parcialmente seletivo. É um vasoconstritor potente e bem conhecido por sua capacidade de eliminar a vermelhidão.

Foi demonstrado recentemente que vários dos vasoconstritores do receptor a-adrenérgico exibem:

®    Propriedades anti-inflamatórias;

®    Demonstrou inibir a fagocitose neutrofílica;

®    Inibe o estresse oxidativo;

®    Diminui a geração de citocinas pró-inflamatórias.


Além disso, o OXZ também demonstrou ter efeitos significativos na cascata do ácido araquidônico, inibindo fortemente a atividade da 5-lipoxigenase e, portanto, diminuindo a síntese do leucotrieno B4 altamente pró-inflamatório.


 

Estudo Demonstra

Um estudo conduzido por Naglaa Agamia et al. (2020) teve como objetivo avaliar a eficácia e segurança da oximetazolina tópica (OXZ) no tratamento do eritema pós-acne (PAE) em um estudo comparativo da face esquerda para a direita.


Resultados

ü  Após o segundo (p = 0,005) e terceiro mês (p = 0,039) de tratamento, todos os pacientes apresentaram melhora significativa do PAE do lado esquerdo tratado com oximetazolina em relação ao lado direito tratado placebo;

ü  Os dados de Investigator's Global Assessment mostraram que no lado esquerdo tratado 10% dos pacientes (n = 4)) obtiveram melhora excelente, melhora acentuada em 20% (n = 8), moderada em 30% (n = 12) e leve em 40% (n = 16);

ü  Houve uma diminuição significativa na contagem de lesões PAE no lado esquerdo da face com oximetazolina quando comparados ao lado direito da face;

ü  Em relação à avaliação morfométrica do eritema, houve melhora significativa do eritema no lado esquerdo da face quando comparada ao lado direito ao final do tratamento.

 

Conclusão

 Os resultados demonstraram que a oximetazolina tópica é um tratamento seguro e eficaz no tratamento do eritema pós-acne.


Referências bibliográficas

NAGLAA AGAMIA, MARWA ESSAWY, AMIRA KASSEM Successful treatment of the face post acne erythema using a topically applied selective alpha 1-Adrenergic receptor agonist, oxymetazoline 1.5%, a controlled left to right face comparative trial J Dermatolog Treat. 2020 Jul 7;1-6. doi: 10.1080/09546634.2020.1789045. Online ahead of print.


 

Autor(a)

Samir Tannuri
Samir Tannuri
Pesquisador

Pesquisador acadêmico, Integrante da equipe de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da Consulfarma, palestrante no segmento da estética e desenvolvimento de novos produtos, Professor do Instituto de Cosmetologia - (iCosmetologia). Com expertise em desenvolvimentos de produtos cosméticos, dermatológicos, nutricionais e veterinários. Graduando em Farmácia e Nutrição, aluno bolsista de iniciação científica da Universidade São Francisco e monitor de Cosmetologia - (USF), Aluno programa de Iniciação Cientifica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas - (UNICAMP).


  • Farmacotécnica
  • Transformando Manipuladores em Formuladores
  • P&D para Cosmetologia, Nutrição, Veterinária e Especialidades
  • Solubilização de Fórmulas
  • Rotina no Laboratório

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp