Suplementação com Derivado Cítrico no Controle Glicêmico
Apresenta Tripla Ação no Controle dos Níveis de Glicose
Os indivíduos com pré-diabetes têm um risco aumentado (até 70%) de desenvolver diabetes mellitus tipo 2. Além disso, estudos sugerem que as complicações crônicas do diabetes mellitus tipo 2, como retinopatia, microalbuminúria, neuropatia e doença cardiovascular, começam a se desenvolver durante o estado pré-diabético.
Flavonoides no Controle Glicêmico
A classe mais comum de flavonoides são as flavanonas (hesperidina, naringina, eriocitrina) que estão naturalmente presentes nas frutas cítricas ligadas a moléculas ramnoglicosídeos, como a hesperitina-7-O-rutinosídeo, naringenina-7-O-rutinosídeo e o eriodictiol-7-O-rutinosídeo. A hesperidina e a naringina são encontradas principalmente nas laranjas (Citrus Sinensis); e a eriocitrina é encontrada principalmente no limão siciliano (Citrus Lemon) e lima (Citrus Limettiodes). As flavanonas cítricas apresentam propriedades anti-hiperglicêmica, anti-inflamatória e antioxidante.
A ação hipoglicemiante das flavanonas pode ser decorrente: da redução da apoptose das células ß pancreáticas, ocasionando melhora na sua proliferação e promovendo secreção de insulina; da regulação no metabolismo da glicose nos hepatócitos e subsequente melhora da hiperglicemia; do aumento da captação de glicose no músculo esquelético e nos tecidos adiposos. Dentre as ações anti-inflamatórias pode se citar que as flavanonas são capazes de suprimir a produção de mediadores pró-inflamatórios, principalmente TNF-a e IL-6, devido a inativação do fator de transcrição NF?B. Em relação à ação antioxidante, as flavanonas tem a capacidade de promover a ativação do Nrf2, que é considerado regulador chave da resposta antioxidante do organismo, sendo responsável por induzir a expressão de enzimas antioxidantes, como superóxido dismutase e catalase.
Eriomin™ Derivado Cítrico no Controle da Pré-diabetes
Eriomin™ é um bioflavonoide cítrico, composto por principalmente por eriocitrina, hesperidina, naringenina e didimina. Eriomin™ é capaz de gerenciar os níveis de glicose sanguínea e reverter o quadro pré-diabético. Eriomin™ é um blend patenteado de flavonoides cítricos com tripla ação atuando diretamente no gerenciamento da hiperglicemia com redução da resistência à insulina, manutenção dos níveis normais da inflamação e no aumento da capacidade antioxidante. Eriomin™ possui estudos clínicos que comprovam a sua capacidade de reversão do pré-diabetes em 25% dos pacientes.
Estudo Comprova
Estudo conduzido por Ribeiro et al. (2019) teve como objetivo avaliar a suplementação de um flavonoide cítrico nos parâmetros bioquímicos, inflamatórios e metabólicos de indivíduos pré-diabéticos durante 12 semanas.
Resultados
Ø O tratamento após 12 semanas com todas as doses de Eriomin™ (200, 400, 800 mg) mostrou redução similar nos níveis de glicemia (-5%, p=0,001);
Ø Houve diminuição também nos níveis de HbA1c (hemoglobina glicada) (-2%, p< 0,05), HOMA-IR (Homeostasis Model Assessment Insulin Resistance) (-7%, p<0,05), glicemia após 2 horas (-7%, p < 0,05), glucagon (-6.5%, p < 0,001), peptídeo C (-5%, p<0,001), PCR (proteína C-reativa) (-12%, p < 0,01) e pressão arterial sistólica (-8%, p<0,05);
Ø Houve aumento nos níveis de GLP-1 (Glucagon-like peptide-1) (+15%, p<0.001), adiponectina (+19%, p<0,05) e capacidade antioxidante (6%, p=0,03).
Conclusão
A suplementação com Eriomin® por 12 semanas em indivíduos pré-diabéticos melhorou os parâmetros bioquímicos, inflamatórios e metabólicos que constituem os fatores de risco para o desenvolvimento do diabetes mellitus tipo 2.
Referências bibliográficas
RIBEIRO, CB. et al. Effectiveness of Eriomin® in managing hyperglycemia and reversal of prediabetes condition: A double-blind, randomized, controlled study. Phytother Res. 2019 Jul;33(7):1921-1933. doi: 10.1002/ptr.6386. Epub 2019 Jun 11.
Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!