Eficácia do Gengibre e Abacate na Obesidade

Estudos Científicos
05/out/2022

Reduzem o Ganho de Peso, Circunferência do Quadril e os Níveis de Colesterol


Abacate

Previne Doenças Cardiovasculares em Obesos

 

O abacate (Persea Americana Mill.), pertencente à família Lauraceae, é rico em gorduras (aproximadamente 15% em peso), predominantemente ácidos graxos monoinsaturados (MUFA; 9,6% em peso). O óleo de abacate consiste em aproximadamente 71% de MUFAs, 13% de ácidos graxos poli-insaturados, 16% de ácidos graxos saturados, fibras, vitamina B, vitamina K1, vitamina E, magnésio, potássio e fitoquímicos, como carotenoides, compostos fenólicos e fitoesteróis. O óleo de abacate possui uma variedade de antioxidantes lipofílicos, que podem reduzir a produção de Espécies Reativas de Oxigênio (EROs) nas mitocôndrias renais de ratos diabéticos. Além disso, sua suplementação diminui a carbonilação proteica na fibrose hepática.  




Estudo Clínico

Esse estudo avaliou os efeitos do consumo de abacate em 45 pacientes obesos que receberam abacateiro (grupo 1), dieta de baixo teor de gordura (grupo 2) ou dieta de médio teor de gordura (grupo 3) (WANG; BORDI; FLEMING; HILL et al., 2015)De acordo com os resultados, comparado com a linha base, a redução dos níveis de LDL-c e do colesterol não HDL no grupo tratado com abacate foi de -13,5 mg/dl e -14,6 mg/dl e foi superior aos grupos 2 (-7,4 mg/dl e -4,8 mg/dl) e 3 (-8,3 mg/dl e -8,7 mg/dl); Somente nos pacientes tratados com abacateiro houve redução da razão LDL/HDL- colesterol (-6,6%).


Gengibre

Eficaz na Redução do Ganho de Peso e da Circunferência do Quadril

 

O gengibre é a raiz do Zingiber officinale, e contém diversos compostos, como terpenoides, o gingerol, zingerona e 12-dehidrogingerdionaMuitos estudos mostraram que o gengibre influencia a redução do peso corporal pelo aumento da termogênese, liberação de catecolaminas e lipólise no tecido adiposo branco. Além disso, o gengibre produziu efeitos hipoglicemiantes em animais diabéticos, reduziu o acúmulo de gordura no fígado em animais alimentados com uma dieta rica em gorduras, uma vez que melhora a sensibilidade à insulina, ativa o Receptor Ativado por Proliferadores de Peroxissoma Gama (PPAR?), reduz acetil-coA carboxilase e a atividade de ácido graxo sintase.


Estudo Clínico

Um estudo clínico, duplo-cego e randomizado teve com objetivo avaliar os efeitos da suplementação de gengibre em 48 pacientes diabéticos que receberam gengibre ou placebo (TRAMONTIN; LUCIANO; MARQUES; DE SOUZA et al., 2020)  De acordo com os resultados, o gengibre promoveu redução significativa na circunferência do quadril; Além disso, houve redução das concentrações médias de NF-kB p65, no entanto, não foi estatisticamente significativo.


Referências:

TRAMONTIN, N. D. S.; LUCIANO, T. F.; MARQUES, S. O.; DE SOUZA, C. T. et al. Ginger and avocado as nutraceuticals for obesity and its comorbidities. Phytother Res, 34, n. 6, p. 1282-1290, Jun 2020.

 

WANG, L.; BORDI, P. L.; FLEMING, J. A.; HILL, A. M. et al. Effect of a moderate fat diet with and without avocados on lipoprotein particle number, size and subclasses in overweight and obese adults: a randomized, controlled trial. J Am Heart Assoc, 4, n. 1, p. e001355, Jan 7 2015.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp