Vitiligo
Tratamento com Betametasona
O vitiligo é uma doença cutânea adquirida, idiopática, caracterizada por máculas branco-nacaradas de diferentes tamanhos e formas, com tendência a aumentar centrifugamente de tamanho. Pode acometer todas as raças, ambos os sexos e surgir em qualquer idade, com média de aparecimento ao redor dos 20 anos.
Existem diferentes opções de tratamento que incluem terapias farmacológicas tópicas e orais, diferentes modalidades de fototerapia, procedimentos cirúrgicos, medidas cosméticas e psicoterapia. No entanto, a doença é frequentemente refratária aos vários tipos de tratamento.
Tratamento
Ø As opções terapêuticas incluem corticosteroides tópicos e sistêmicos, inibidores da calcineurina, calcipotriol, fototerapia e Excimer laser.
Ø A terapia com corticosteroides é a mais comum, mas há a preocupação com seu uso prolongado, podendo causar atrofia, telangiectasia, hipertricose e acne.
Azatioprina e Betametasona nas Doenças Autoimunes
A azatioprina inibe diversas vias da biossíntese de ácidos nucleicos, o que impede a proliferação de células envolvidas na determinação e na ampliação da resposta imunológica. Já betametasona é um fármaco anti-inflamatório de classe dos corticoides.
Estudo Comprova
Esse estudo randomizado e comparativo conduzido por (Patra et al., 2021) teve como objetivo comparar a eficácia e segurança do uso da betametasona na forma de terapia de minipulso oral com a azatioprina oral na melhora da repigmentação do vitiligo.
Resultados
ü Após 6 meses, 2, 2 e 9 pacientes no grupo que recebeu betametasona tinham mais de 20%, 10%-20% e 5%-10% de repigmentação, respectivamente;
ü Já no grupo que recebeu azatioprina, apenas 2 pacientes apresentaram de 10%-20% de repigmentação, com os pacientes restantes apresentando nenhuma ou menos de 5% de repigmentação.
Conclusão
Os resultados deste estudo apontaram a eficácia da betametasona OMP e da azatioprina. No entanto, a azatioprina demonstrou ser inferior à OMP em interromper a progressão e induzir a repigmentação.
Referências bibliográficas
Patra, P. et al. A randomized comparative study of the effect of betamethasone oral mini-pulse therapy versus oral azathioprine in progressive nonsegmental vitiligo. J Am Acad Dermatol. 2021 Sep;85(3):728-729. doi: 10.1016/j.jaad.2019.03.025. Epub 2019 Mar 16.
Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!