Dutasterida na melhora da alopecia androgenética em homens

Estudos Científicos
11/mai/2021

Entenda os efeitos do ativo no combate à queda capilar em pacientes com o quadro


Alopecia Androgenética

Dutasterida no Tratamento da AAG

Uma queda normal de cabelo envolve a perda de aproximadamente 100 a 150 fios por dia. Uma taxa de queda superior a essa é considerada anormal e é caracterizada como alopecia. Existem várias causas que podem levar a esse estado patológico.

Alopecia Androgenética (AAG)

A alopecia androgenética (AAG) é caracterizada pela miniaturização progressiva do cabelo no couro cabeludo terminal com uma distribuição padrão, é a causa mais comum de perda de cabelo em adultos. Possui etiologia multifatorial que envolve uma complexa interação entre vários genes, andrógenos e fatores ambientais.

Embora os mecanismos moleculares exatos não sejam totalmente compreendidos, a diidrotestosterona (DHT), um potente andrógeno parece ser um importante fator causal, e a enzima 5a-redutase é necessária para converter a testosterona em DHT.

Papel da 5 alfa-redutase: Miniaturização do folículo; Redução da fase anágena; Conversão de pelos terminais para velos.

Dutasterida

Dutasterida é um inibidor duplo da enzima 5 alfa-redutase (tipo I e II), dessa forma é capaz de bloquear a conversão da testosterona em DHT, impedindo todo o processo que leva à diminuição dos folículos pilosos, afinamento dos fios e queda capilar.

Portanto, inibir a atividade do 5AR torna-se um importante método de tratamento para a AIG. 

 

Estudo Comprova

Dutasterida é Eficaz na Melhora da Alopecia Androgenética

Um estudo retrospectivo, monocêntrico e descritivo conduzido por Vaño-Galván et al., (2020) teve como objetivo avaliar a eficácia da dutasterida em homens com alopecia androgenética.

Resultados:

ü  A eficácia foi avaliada no subgrupo de 42 pacientes (13,7%) que receberam DO em monoterapia: 38 pacientes melhoraram (90%), 10 deles (23,8%) apresentaram melhora acentuada, 4 pacientes (9,5%) estavam estáveis ??e nenhum paciente piorou.

Conclusão:

A dutasterida demonstrou ser um tratamento eficaz para a alopecia androgenética masculina na prática clínica, apresentando um bom perfil de segurança, principalmente em doses mais baixas.


Referências:

Vañó-Galván S1, Saceda-Corralo D1, Moreno-Arrones OM1, Rodrigues-Barata R1,2, Morales C1,2, Gil-Redondo R1,2, Bernárdez-Guerra C1,2, Hermosa-Gelbard Á1,2, Jaén-Olasolo P1,2. Effectiveness and safety of oral dutasteride for male androgenetic alopecia in real clinical practice: A descriptive monocentric study. Dermatol Ther. 2020 Jan;33(1):e13182. doi: 10.1111/dth.13182. Epub 2019 Dec 18.


à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp