Um estudo conduzido por Harcha et al. (2014) teve o objetivo de comparar a eficácia e a segurança de dutasterida, finasterida e placebo no tratamento da alopecia androgenética em homens. Foram selecionados 917 pacientes de 20-50 anos diagnosticados com alopecia androgênica e estes foram aleatoriamente divididos para administrar dutasterida (0,02, 0,1, ou 0,5 mg/dia), finasterida (1mg/dia) ou placebo durante 24 semanas. Para avaliação de resultados, obteve-se o comprimento dos fios, contagem, largura, avaliações fotográficas e alteração no estágio da alopecia.
Os resultados demonstraram que a contagem de fios e sua largura aumentaram de forma dependente da dose de dutasterida. Dutasterida 0,5 mg mostrou melhores resultados que finasterida ou placebo, melhorando significativamente a contagem de fios e sua largura, além de proporcionar crescimento na extensão capilar. Pode-se concluir que a dutasterida é bem tolerada e aumenta o crescimento e restauração do cabelo em homens com alopecia androgenética de forma superior à finasterida.
Farmacêutico e Especialista em Cosmetologia. Mestre em Ciências Médicas pela Unicamp. Diretor das pós-graduações do Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele, Hi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Formulações do Instituto de Cosmetologia. Diretor da Consulfarma Assessoria. Atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Possui 20 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética. Professor e Coordenador dos cursos de pós Graduação com MBA do Instituto de Cosmetologia.
Coordena Cursos Internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França e Espanha. Atua em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina. Atuou em indústria farmacêutica, farmácias magistrais e elaborou diversos projetos de desenvolvimento de linhas de produtos cosméticos nas empresas Consulfarma Assessoria.?Colunista no Prospector.
Coordenador da Comissão de Farmácia de Estética do CRF-SP.
Fundador do Cosmético Seguro.