Dutasterida Aumenta a Densidade Mineral Óssea em Pacientes com Hiperplasia Prostática e Sintomas do Trato Urinário Inferior

Estudos Científicos
19/abr/2016


Um estudo conduzido por Wada et al. (2015) teve como objetivo avaliar os efeitos da dutasterida na densidade óssea em pacientes com sintomas do trato urinário baixo e hiperplasia prostática. Para isto, 17 pacientes foram acompanhados antes e após 1 ano da intervenção. Os indivíduos receberam 0,5 mg de dutasterida ao dia e foram avaliados pelo International Prostate Symptom Score (IPSS), volume prostático (VP), níveis séricos de antígeno prostático-específico (PSA) e testosterona. A densidade mineral óssea lombar e femoral foram mensuradas pelo método DEXA.


Os resultados mostram que a dutasterida diminuiu significativamente o volume prostático e promoveu aumento do IPSS. Os níveis séricos de PSA tiveram diminuição significativa, enquanto os de testosterona não foram modificados. A densidade mineral óssea femoral teve aumento significativo. Desta maneira, os pesquisadores concluíram que a dutasterida aumenta a densidade mineral óssea em pacientes com hiperplasia prostática e sintomas do trato urinário inferior.




Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp