Duloxetina na Osteoartrite do Joelho

Estudos Científicos
13/jun/2024

Promove Redução Significativa da Dor


Duloxetina

Atua na Melhora das Condições Dolorosas Associados com a Osteoartrite

 

A osteoartrite (OA) do joelho é a quarta principal causa de incapacidade. Os sintomas dessa afecção normalmente começam após os 40 anos de idade, contudo podem afetar pessoas mais jovens após uma lesão traumática. Além disso, é altamente prevalente entre pacientes obesos, a incidência estimada é de 10 a 15% na população acima de 60 anos de idade. 


Pacientes com dor no joelho geralmente sentem desconforto em vários locais do corpo, essas dores estão correlacionadas com a diminuição da qualidade de vida. Em alguns países, foi relatado que 26% das pessoas com 60 anos de idade tinham OA de joelho com dor.

 

Mecanismos Envolvidos na Dor na Osteoartrite

A sensibilização central refere-se a mudanças no cérebro e na medula espinhal que aumentam ou amplificam a percepção da dor. A sensibilização central contribui para diminuir os limiares de dor (hiperalgesia) em pacientes com OA de joelho, tanto nessa articulação quanto em outros locais do corpo. As evidências sugerem que a sensibilização central, incluindo a atividade reduzida das vias inibitórias descendentes, é um mecanismo importante subjacente à dor musculoesquelética crônica, incluindo na OA do joelho, e pode estar envolvida na dor em vários locais.  Pacientes com condições de dor crônica apresentam diminuição das respostas de modulação condicionada da dor (CPM), indicativas de redução em seus mecanismos inibitórios descendentes.

 

Duloxetina

 A duloxetina é um inibidor da recaptação de serotonina e norepinefrina que demonstrou ser eficaz na redução da dor em pacientes com OA de joelho e em outras condições de dor musculoesquelética crônicas. Apresenta uma ação analgésica central que aumenta a atividade das vias inibitórias descendentes da dor, que podem se tornar disfuncionais na dor crônica. A duloxetina bloqueia canais de sódio, atuando como fármaco analgésico através de vias locais e sistêmica.



Estudo Comprova

Duloxetina Apresenta Efeitos Analgésicos na Osteoartrite de Joelho

O objetivo desse estudo de fase 3, randomizado e placebo-controlado foi avaliar a eficácia da duloxetina em pacientes com dor na osteoartrite de joelho, baseado no número de locais doloridos no corpo, determinados através do Michigan Body Map (ITOH; TSUJI; ISHIDA; OCHIAI et al., 2020). A dose inicial de duloxetina foi de 20 mg ao dia e aumentada, ao longo de 2 semanas, até 60 mg diários. Após o término do tratamento, a dose foi reduzida gradualmente.



Resultados:

Ø  Na semana 14, a alteração desde o início do estudo do escore médio de dor do Brief Pain Inventory-Severity (“redução da dor”) foi significativamente maior com duloxetina em comparação com o placebo em pacientes com 3, 4 ou =5 locais dolorosos, mas não em pacientes com 1 ou 2 locais dolorosos;

Ø  Em pacientes com =3 locais dolorosos, a redução da dor foi consideravelmente maior com duloxetina em comparação com placebo ao longo do estudo (alteração média desde o início até a semana 14: -2,68 vs. -1,68);

Ø  Uma maior redução da dor com duloxetina do que com placebo também ocorreu em pacientes com =2 locais doloridos, embora a diferença entre os grupos tenha sido importante apenas na semana 4.

 

Conclusão:

Esses resultados demonstram que a duloxetina pode ser uma escolha eficaz de analgésico para pacientes com osteoartrite de joelho e dor em vários locais. Os resultados são consistentes com o aumento da atividade da duloxetina nas vias inibitórias descendentes da dor que são disfuncionais em pacientes com sensibilização central e dor em vários locais.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp