Uso de DHA na Melhora da Função Cognitiva em Pacientes Idosos
Protege o Tecido Cerebral contra o Envelhecimento e Diminuo o Estresse Oxidativo
A função cognitiva é um conjunto de habilidades complexas. Memória, raciocínio, atenção e coordenação psicomotora são apenas algumas das características que contribuem para a capacidade mental.
DHA – Promove Aumento da Função Cognitiva em Pacientes Idosos
O sistema nervoso central tem a concentração mais alta de lipídios depois do tecido adiposo. Os ácidos graxos mais abundantes do cérebro são o DHA (ácido docosaexaenoico) e o ácido araquidônico encontrados principalmente nos fosfolipídios. O DHA é um componente estrutural das membranas celulares, o que inclui as membranas dos neurônios. Assim, os ômegas-3, especialmente o DHA, são essenciais no controle estrutural e funcional do tecido nervoso.
O DHA altera a fluidez da membrana ao deslocar o colesterol da membrana neuronal, e cujas consequências incluem uma melhor funcionalidade da célula e uma menor suscetibilidade a injúrias e morte.
Outras funções cerebrais incluem o aumento no número e afinidade de receptores, melhora da funcionabilidade nos canais de íons, modificações na atividade das enzimas que se ligam as membranas, alterações na produção e atividade de neurotransmissores e modulação da expressão de genes de proteínas envolvidas nos processos de sinalização e fatores de crescimento neuronal. A suplementação de DHA foi responsável, em modelos animais, por aumentos nos níveis de acetilcolina um dos principais neurotransmissores afetados pela doença de Alzheimer.
O estresse oxidativo está assim envolvido na patologia da doença de Alzheimer e pode exacerbar os processos de degeneração neuronais. O DHA parece aumentar a atividade da glutationa redutase, enzima antioxidante, e diminuir os níveis de espécies reativas de oxigênio.
Vega-DHA™
Obtido naturalmente de algas verdes, o Vega-DHA™ é uma tendência em suplementação com DHA. Este produto é vegano e livre de metais pesados, também traz a vantagem de não gerar desconfortos durante sua digestão.
DHA Melhora a Função Cognitiva em Indivíduos Idosos
Esse estudo conduzido por Zhang et
al. (2017) teve como objetivo determinar os efeitos da suplementação de DHA
na função cognitiva e na atrofia do hipocampo em indivíduos idosos com declínio
cognitivo.
Resultados:
Ø
Os níveis séricos de DHA foram mais elevados no
grupo intervenção (+3,85%) comparado com o grupo placebo (+1,06%);
Ø
As medidas de covariância mostraram que, após o
período de 12 meses de tratamento, apresentou diferenças significativas nos
escores do Full-Scale Intelligence
Quotient (p=0,039), informação (p=0,000) e raciocínio (p=0,000) entre os
grupos 1 e 2;
Ø Houve diferenças nos volumes do hipocampo direito e esquerdo entre os grupos tratados com DHA e placebo.
Conclusão:
Esses resultados sugerem que o DHA por doze meses em idosos com declínio cognitivo melhora de maneira significativa e diminui a progressão da atrofia do hipocampo.
Referências:
ZHANG,
YP. et al. Effects of DHA Supplementation on Hippocampal Volume
and Cognitive Function in Older Adults with Mild Cognitive Impairment: A
12-Month Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Trial. J Alzheimers Dis.
2017;55(2):497-507.
Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!