Acne
Patogênese, Aspecto Clínico e Tratamentos Convencionais
A acne vulgar é um distúrbio que ocorre na
unidade pilossebácea, podendo estar acompanhada de cicatrizes e baixa
autoestima e, portanto, pode provocar depressão e diminuir a qualidade de vida.
A produção de sebo é aumentada em pacientes com acne, embora não haja diferença na qualidade entre o sebo de pacientes com e sem acne. A redução na produção de sebo melhora a acne.
A ruptura do comedão resulta em inflamação, que é um fator potencial na produção de lesões. Este processo parece ser aumentado pela estimulação androgênica.
Propionibacterium acnes está presente em um número significativo de pacientes com lesões mais graves da acne e contribui para o processo de inflamação.
O estresse parece desempenhar um papel na patogênese da acne.
Tratamento Convencional:
Diversos agentes são usados para o tratamento da acne, por exemplo, retinoides, antibióticos, ácido benzoico, ácido azelaico e hormônios. No entanto, promovem alguns efeitos colaterais, às vezes graves.
Estudo Comprova
Um estudo de revisão conduzido por Conforti et al. (2020) teve como objetivo avaliar a importância da escolha dos dermocosméticos utilizados no tratamento das peles com tendência a acne.
A escolha correta do uso de dermocosméticos tópicos são fundamentais no manejo de pacientes com acne. O uso diário de hidratantes, a higienização da pele e o uso de filtros solares podem reduzir a contagem de lesões inflamatórias e não-inflamatórias da acne. Esse procedimento pode ser útil para o tratamento da acne se combinado com medicamentos específicos.
CONFORTI C. et al. Topical dermocosmetics and acne vulgaris. Dermatol Ther. 2020 Oct 20;e14436.
doi: 10.1111/dth.14436. Online ahead of print.
Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!