Dermatologia Veterinária

Estudos Científicos
04/jan/2018

Os casos dermatológicos constituem uma grande parcela dos atendimentos nas clínicas de pequenos animais.


Os casos dermatológicos constituem uma grande parcela dos atendimentos nas clínicas de pequenos animais, no qual representam 25% a 30% das consultas veterinárias.

O sucesso no tratamento dermatológico está relacionado à utilização de terapia sistêmica e tópica, medidas profiláticas, correção da nutrição, e execução do tratamento pelo tutor.

A área de dermatologia veterinária exige constantes estudos, não somente pelo elevado número de casos clínicos, mas também pelos estudos e inovações que saem constantemente na medicina humana que podemos utilizar na medicina veterinária.

 

Pele

A pele animal é o maior órgão do corpo e, assim como na pele humana, é dividida em três camadas, a epiderme, a derme, e a hipoderme (ainda assim chamada na medicina veterinária), que seria o equivalente à tela subcutânea na medicina humana.   

A pele possui diversas funções, como termorregulação, proteção, produção de vitamina D, e sua saúde está relacionada a alguns fatores importantes como genética, nutrição, higiene da pele, entre outros.

 

Com relação à proteção, como visto no estudo de valores de pH de xampus de uso em cães, a pele possui três componentes de defesa: uma barreira química, uma física e uma microbiológica. Participando dessa defesa, a acidez da pele desempenha uma função fundamental, pois oferece um ambiente apropriado para a manutenção de bactérias componentes da microbiota natural e uma ação antimicrobiana para bactérias patogênicas. Assim, a alteração de pH pode alterar a permeabilidade da barreira epidérmica da pele de cães e gatos.

Como descrito por LAUREL (2005), a pele canina apresenta pH médio de 6,16, variando entre 5,86 e 6,45.

Conforme descrito por LEONARDI et al. (2002), a pele canina na maior parte das raças possui um pH levemente ácido.

Na maioria das vezes ao tratar um problema dermatológico associamos junto ao tratamento oral o tratamento de uso tópico como adjuvante. Em alguns casos tratamos somente com  a terapia tópica.

O tratamento tópico consiste na aplicação do produto terapêutico ou cosmético na pele, com o intuito de conseguir o alívio, profilaxia ou cura da patologia ou sinal clínico dermatológico em questão.

A indicação da terapia tópica pelos médicos veterinários aumenta a cada dia, uma vez que atualmente há uma maior aceitação desse tipo de tratamento pelo tutor do animal, seja pela facilidade de uso das formulações ou pelas formulações específicas e benéficas.

A terapia tópica é importante no tratamento ou profilaxia de muitas condições dermatológicas. Várias formulações estão disponíveis para o médico, como shampoo, loção, spray, pomada, creme, e gel. A escolha varia de acordo com o caso clínico e a critério do médico veterinário.

Cães com problemas de pele podem tomar dois ou mais  banhos por semana de acordo com a orientação do Médico Veterinário.

Um cuidado que deve ser tomado quanto ao uso de produtos  tópicos é com relação aos gatos. Devemos ficar atentos ao uso de xampus, condicionadores, ou qualquer outro produto que deixe vestígios no pelo, devido aos riscos, nos quais podem causar alergias ou intoxicações, pelo hábito frequente do gato se lamber.

 

Atualmente, temos também na dermatologia veterinária  a melhoria das formulações tópicas, especialmente no prolongamento da ação de ativos aplicados na pele. A microencapsulação (microvesículas, esferulitas, lipossomas e nanocápsulas) aumenta a biodisponibilidade de agentes terapêuticos e promove propriedades hidratantes imediatas e residuais.


Importância da Hidratação da Pele

A pele, para exercer adequadamente suas funções, possui um percentual de hidratação necessário e mecanismos para minimizar a perda de água, além da produção do Fator Normal de Hidratação.

 

Sabemos que para a função barreira da pele permanecer intacta, evitando a perda excessiva de água e penetração de substâncias exógenas prejudiciais para o organismo, é fundamental uma boa hidratação.

Por isso, cada vez mais se da ênfase em formulações com alto poder de hidratação de usos terapêuticos ou cosméticos em animais. 


Fórmula para a farmácia

Pomada de Tacrolimus no Lúpus

Tacrolimus 0,1 %

Pomada qsp 50 mg

Aplicar diretamente sobre as lesões ou conforme orientação do médico veterinário.

Autor(a)

Vanessa Gonçalves
Vanessa Gonçalves
Médica Veterinária e Coordenadora Vet Consulfarma

Médica Veterinária e Farmacêutica, Vanessa é Consultora Técnica na área de farmácia magistral há 20 anos. É Pós Graduada em Dermatologia Veterinária, Farmacologia e Clínica Veterinária, Cosmetologia Clínica, Nutrição e Medicina Ortomolecular. Também é Mestranda em Biotecnologia alimentar e nutrição. Além disso, é palestrante nas áreas farmacêutica e veterinária, com ênfase em manipulação magistral. Vanessa é Gerente do departamento Veterinário da Consulfarma e coordenadora das Pós Graduação de Farmácia Veterinária.

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp