Curcuvet® e Boswellia serrata no Auxílio da Osteoartrite Canina

Estudos Científicos
17/jan/2024

Eficácia Comprovada em Estudo


Osteoartrite

Associação de Curcuvet® e Boswellia serrata

 

A osteoartrite é uma doença articular degenerativa progressiva com alta prevalência em cães. Na fase tardia da doença, determina dor neuropática crônica que leva à redução da qualidade de vida dos pacientes acometidos. 

 

Curcuvet®

Curcuvet® é uma forma patenteada de cúrcuma fitossomal para uso animal com alta biodisponibilidade.  Curcuvet® parece atravessar as biomembranas ricas em lipídios e proteger os componentes valiosos do extrato de cúrcuma da destruição por secreções digestivas e bactérias intestinais. Um pesquisador relatou sua ajuda no tratamento da OA canina.


Boswellia serrata

Boswellia serrata é uma planta pertencente à família Burseraceae. A resina gomosa extraída da Boswellia serrata é amplamente utilizada na medicina ayurvédica por suas propriedades anti-inflamatórias e antiartríticas.


Associação de Curcuvet® e Boswellia serrata

à Vários autores relataram o aprimoramento do manejo da OA devido à combinação de curcuma e boswellia. Em T0 e T1, cada proprietário recebeu os nutracêuticos, administrados diariamente na dose de 1 comprimido/10 kg de peso corporal, para garantir 90 dias de tratamento seguidos de 60 dias de descontinuação do nutracêutico. Como a curcumina e o ácido boswellico são quimicamente bastante diferentes, consequentemente seus alvos também são provavelmente diferentes, então uma combinação deles poderia explicar sua ação sinérgica, conforme relatado na literatura humana e veterinária. A relevância clínica dos resultados sugere que a curcuma e o ácido boswellico têm desempenhado um papel fundamental na inflamação e no alívio da dor e, também, é consistente com a literatura. A propriedade anti-inflamatória do curcuvet® e do ácido boswellico, pode mitigar esses efeitos colaterais, reduzindo a dose para a menor eficácia diária. Em conclusão, a combinação de ácido boswellico e curcuvet® parece ser um suporte válido no tratamento de cães com OA.



Estudo Comprova

O objetivo deste estudo foi avaliar, por meio da análise da marcha em plataforma de força, a eficácia clínica de Boswellia e Curcuvet® combinados com terapia nutracêutica convencional em comparação com nutracêutico convencional isolado em cães afetados por osteoartrite.


Resultados

ü  Em ambos os grupos houve um aumento dos valores das forças de reação do solo;

ü  Esses resultados podem indicar que ambos os produtos nutracêuticos determinaram uma melhor condição em termos de sensação de dor, mas esse efeito é muito mais visível após 60 dias do final da administração no grupo tratado.

 

Conclusão

Em conclusão, Curcuvet em combinação com ácido boswellico pode ser considerado uma ajuda válida em um tratamento multimodal para osteoartrite canina.


Referências bibliográficas

CATERINO, C.; ARAGOSA, F.; DELLA VALLE, G.; COSTANZA, D. et al. Clinical efficacy of Curcuvet and Boswellic acid combined with conventional nutraceutical product: An aid to canine osteoarthritis. PLoS One, 16, n. 5, p. e0252279, 2021.

 




Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp