Curcumina e SOPC

Estudos Científicos
25/jan/2023

Aumenta a Sensibilidade à Insulina e Reduz os Níveis da Proteína C-Reativa de Alta Sensibilidade


Curcumina e SOPC

Aumenta a Sensibilidade à Insulina e Reduz os Níveis da Proteína C-Reativa de Alta Sensibilidade


A síndrome dos ovários policísticos (SOPC) representa a desordem endócrina mais comum em mulheres em idade reprodutiva, sendo primariamente caracterizada por hiperandrogenismo e disfunção ovulatória.



Características Clínicas

- Hiperandrogenismo

- Anovulação crônica

- Resistência à insulina

- Infertilidade


Curcumina e SOPC

A curcumina é um dos principais constituintes da cúrcuma. É um composto polifenólicos lipossolúvel, estruturalmente composto de dois anéis metoxifenol unidos por estrutura ß-dicetona. Os grupos fenólicos e a ß-dicetona são estruturas características de compostos antioxidantes, sendo fundamentais para a ação antioxidante da curcumina. 

Um dos mecanismos propostos para os efeitos da curcumina na SOPC estão: melhora da função das células beta, redução da resistência à insulina e elevação dos níveis de adiponectina. Em pacientes obesos e com diabetes tipo 2, a curcumina reduz também a concentração sérica de proteína C reativa de alta sensibilidade (hs-PCR), de TNF-a e de IL-6.



Estudo Comprova:

Estudo conduzido por Sohaei et al. (2019) avaliou os efeitos da suplementação de curcumina no controle glicêmico, no perfil lipídico e nos níveis séricos de proteína C-reativa (hs-PCR) em mulheres com SOPC (síndrome dos ovários policísticos).


Resultados

- Todos os parâmetros foram medidos no início e no final do estudo;

- A concentração insulínica (p=0,020) e o QUICKI (p=0,003) foram melhorados de maneira significativa, enquanto o HOMA-IR (p=0,067) melhorou marginalmente no grupo curcumina.


Conclusão

A suplementação de curcumina pode ser benéfica na melhora dos níveis insulínicos e no QUICKI.


Referências bibliográficas

SOHAEI, S. et al. The effects of curcumin supplementation on glycemic status, lipid profile and hs-CRP levels in overweight/obese women with polycystic ovary syndrome: A randomized, double-blind, placebo-controlled clinical trial. Complement Ther Med. 2019 Dec;47:102201.

 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp