Curcumina é Eficaz em Pacientes com Albuminúria e Diabetes Tipo 2

Estudos Científicos
24/mai/2021

Conheça a atuação do ativo em indivíduos diagnosticados com as doenças


Nefropatia Diabética

Efeitos Benéficos da Curcumina

A nefropatia diabética (ND) é a principal causa (45%) de doença renal em estágio terminal em europeus, japoneses e americanos, bem como em 20% a 48% dos casos no Oriente Médio. Uma das características da ND é a albuminúria persistente = 300 mg/24h.

Embora os fármacos bloqueadores do sistema renina-angiotensina sejam benéficos e eficazes na redução da albuminúria, eles podem causar efeitos adversos, como tosse (até 20%) e angioedema.

As citocinas, como a interleucina (IL)-8 e o fator de crescimento transformador beta (TGF-ß), que têm papel fundamental na cascata inflamatória, resultam em danos funcionais das células renais. Eles também atuam na proliferação celular e fibrose intersticial.

Curcumina

A curcumina é conhecida por ser o componente mais ativo e não tóxico do açafrão.

Estudos experimentais mostraram que a cúrcuma bloqueia Citocinas, incluindo a cascada de sinalização de IL-8 e TGF-ß nas células renais.

Além disso, ela impede a apoptose, diminuindo a expressão do mRNA do Fator de Necrose Tumoral Alfa (TNF-a)

Outros efeitos são imunomodulador, estimulado imune e antioxidante.

Dessa forma, a curcumina pode ser eficaz na proteção de células renais da proliferação e fibrose, e prevenção da hipertensão glomerular.

 

Estudo Comprova

Curcumina Melhora a Proteinúria Macroscópica em Pacientes com Diabetes Tipo 2

Esse estudo clínico, randomizado e duplo-cego teve como objetivo avaliar os efeitos da administração a curto-prazo de curcumina na albuminúria aberta em pacientes com diabetes mellitus tipo 2 (DM2) (VANAIE; SHAHIDI; IRAJ; SIADAT et al., 2019).

Resultados:

ü  A albuminúria diminuiu significativamente de 900,42±621,91 no início do estudo para 539,68±375,16 no final do estudo para o grupo 1. No entanto, não foram observadas alterações estatisticamente significativas no grupo placebo;

Conclusão:

Os pesquisadores concluíram que a curcumina é uma terapia adjuvante eficaz para melhorar a proteinúria macroscópica em pacientes diabéticos tipo 2.


Referências:

VANAIE, A.; SHAHIDI, S.; IRAJ, B.; SIADAT, Z. D. et al. Curcumin as a major active component of turmeric attenuates proteinuria in patients with overt diabetic nephropathy. J Res Med Sci, 24, p. 77, 2019. 


à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp