Co-suplementação de Probióticos e Selênio Melhora a Função Cognitiva e Perfis Metabólicos

Estudos Científicos
15/fev/2021

Entenda como essa associação auxilia no tratamento de doenças


Alzheimer

Associação de Selênio e Probióticos 

A Doença de Alzheimer (DA) é caracterizada pelo acúmulo de placas amiloides e pelo dano cognitivo nos indivíduos acometidos. Dados recentes sugerem que o processo inflamatório apresenta importante papel no desenvolvimento e na progressão da DA. É uma doença cerebral progressiva e fatal, associada à redução da capacidade cognitiva e à perda de memória.

A produção elevada de espécies reativas de oxigênio (EROs) e marcadores inflamatórios, sistemas antioxidantes diminuídos e eficiência reduzida nos mecanismos de reparação têm sido associados à DA. Além disso, estudos anteriores relataram que anormalidades metabólicas estão relacionadas a patogênese da DA, como:

Ø  Hiperinsulinemia;

Ø  Hiperglicemia;

Ø  Diminuição da sensibilidade à insulina

Ø  Dislipidemia 


Associação de Selênio + Probióticos no Alzheimer

Anteriormente, foi relatado que o aumento da permeabilidade da barreira intestinal e das células sanguíneas induzida pela disbiose da microbiota pode afetar a patogênese da DA e outros distúrbios neurodegenerativos associados ao envelhecimento.

O selênio, que é um importante oligoelemento e desempenha um papel crítico em vários processos redox e metabólicos, demonstrou ser usado na prevenção do início e progressão da DA.

A associação de selênio e probióticos apresentam importantes efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes que são úteis na função cerebral e também no status metabólico. Os resultados demonstraram efeitos positivos no controle glicêmico, perfil lipídico, função cognitiva e no estresse oxidativo.


Estudo Comprova

Co-suplementação de Probióticos e Selênio Melhora a Função Cognitiva e Perfis Metabólicos                                               

Um estudo clinico controlado, randomizado e duplo-cego conduzido por Tamtaji et al., (2019) teve como objetivo determinar os efeitos da co-suplementação de probióticos e selênio na função cognitiva e no status metabólico de pacientes com Doença de Alzheimer (DA).

Resultados:

ü  A co-suplementação, em comparação com o placebo, reduziu significativamente a proteína C reativa sérica de alta sensibilidade (P <0,001), insulina (P = 0,001), modelo de homeostase da avaliação da resistência à insulina (P = 0,002);

ü  Além disso, diminuiu também LDL-colesterol (P = 0,04) e relação total / HDL-colesterol (P = 0,004), e aumentou significativamente a glutationa total (P = 0,001) e o índice quantitativo de verificação da sensibilidade à insulina (P = 0,01);

ü  Em comparação com apenas selênio e placebo, a co-suplementação de probiótico e selênio resultou em um aumento significativo no escore do mini estado mental (+1,5 ± 1,3 vs. +0,5 ± 1,2 e -0,2 ± 1,1, respectivamente, P <0,001).

Conclusão:

Os probióticos em associação com o selênio promoveu melhora significativa em todos os parâmetros metabólicos avaliados e também exerceu efeitos positivos nos parâmetros cognitivos avaliados. 



Referências:


Tamtaji OR1, Heidari-Soureshjani R2, Mirhosseini N3, Kouchaki E4, Bahmani F5, Aghadavod E5, Tajabadi-Ebrahimi M6, Asemi Z7. Probiotic and selenium co-supplementation, and the effects on clinical, metabolic and genetic status in Alzheimer's disease: A randomized, double-blind, controlled trial. Clin Nutr. 2019 Dec;38(6):2569-2575. doi: 10.1016/j.clnu.2018.11.034. Epub 2018 Dec 10.


à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp