Quando você não sabe se comunicar, ruídos causam estresse
desnecessário, gerando mal estar entre os colaboradores na sua farmácia, o que muitas vezes acaba afetando diretamente o cliente, impactando os resultados financeiros.
Pensando nisso, conheça cinco passos para uma comunicação
efetiva:
1 – Comunique-se sempre de forma clara e objetiva. Não
tente enrolar ou criar amortecedores na fala, os chamados “sambarilove”.
2 – Quando terminar sua fala, principalmente em treinamentos, pergunte para outra pessoa
o que ela entendeu, pois achar que a pessoa compreendeu exatamente o que você
quis dizer é um erro básico cometido nas empresas.
3 – Feedbacks jamais devem ser dados em corredores! Um
bom feedback é passado em local reservado, apontando melhorias e, de forma
construtiva, também os erros.
4 – Elogie as pessoas, ressalte os pontos positivos,
potencialize o que elas têm de melhor. Dessa forma, você abrirá o canal de
comunicação entre vocês de forma mais efetiva.
5 – Seja diplomático, sorria e trate de maneira cordial todos no ambiente corporativo. Quando você é leve, o ambiente fica leve e, automaticamente, favorável.
6 – Você dá o exemplo? Cuidado com a forma como se dirige aos funcionários, mesmo se estiver de mal humor. A forma como os trata será refletida na forma com que atendem o cliente.
7 – Seja competente no treinamento. Não só quando ocorrer a seleção e recrutamento, mas faça uma "reciclagem" com toda a equipe. Utilize técnicas de treinamentos práticos, acompanhando os funcionários enquanto eles de fato colocam em prática o trabalho.
8 – Mande Whatsapp de um número desconhecido, peça para um conhecido seu ligar na farmácia, envie e-mails. Teste o atendimento do seu negócio. Os colaboradores estão agindo como o esperado? Nem sempre se a resposta for negativa significa que são incompetentes: pode ser falta de preparo da sua parte.
9 – Todos os projetos, promoções ou campanhas devem ser alinhadas com todos os departamentos e funcionários, mesmo que não estejam diretamente envolvidos. Um líder que esquecer de repassar a mensagem, um e-mail não lido, uma informação passada errada para o prescritor ou um telefone onde negam alguma promoção pode ser catastrófico. Todos da sua empresa precisam saber o que está acontecendo, sem exceções.
10 – Você ama a sua farmácia. Construa uma equipe motivada com o mesmo propósito. Conte a história do seu negócio quando contrata os seus colaboradores, desta forma identificando os perfis que se encaixam nos valores na sua marca, que acreditem na empresa e se mostrem incentivados a fazê-la crescer.
Aplique essas dicas e melhore a performance da sua
farmácia!
Diretor Comercial da Consulfarma. Especialista em Relacionamento Organizacional atuando há vários anos no mercado magistral com consultoria de propaganda médica. Organizador do Congresso Consulfarma, idealizador do Simpósio de Empreendedorismo Magistral e do Congresso Hi-Nutrition. Atuou na área de Visitação Médica, Industria Farmacêutica e Dermocosmética.