Como ter clientes recorrentes
Gestão e Marketing
12/nov/2018
Com práticas eficientes no ato do atendimento, a farmácia consegue manter uma base regular de consumidores e, assim, aumentar seu faturamento
Se o cliente compra em um intervalo de doze meses mais de uma vez, ele pode ser considerado recorrente. Com a ajuda de um software para registrar os dados dos consumidores, é possível monitorá-los por data e por CPF a fim de criar propostas dedicadas a eles.
A primeira etapa para vender mais por recorrência é entender quem é e como pensa seu cliente. Para isso, a segmentação do mailing é fundamental para esse processo. Todo cliente que comprar pode ser registrado no sistema para que seja traçado seu perfil - se ele consome nutrição, cosmetologia, remédios, homeopatia e outros.
Por exemplo...
Um cliente comprou uma bisnaga de 30g de um produto. Esses 30g duram por 30 dias se ele usar de forma correta – conforme orienta o vendedor no ato da venda. Neste mesmo momento, o balcão já alerta sobre aquele produto durar apenas 30 dias e pergunta se o cliente já quer receber uma nova fórmula faltando dois dias para acabar o primeiro. Caso sim, estará agendado. Se a resposta for negativa, a melhor opção é ligar para o cliente no prazo indicado para lembrá-lo sobre a fórmula.
Plano de ação
Temos que ter a consciência de que clientes e colaboradores são pessoas, e por isso é preciso ter habilidade para se comunicar de forma eficiente. Essa capacidade inclui saber do que os consumidores gostam, saber fazer os agrados necessários. Sempre que o cliente efetuar uma compra, ofereça cupons promocionais de outros produtos da farmácia, especialmente os de venda no balcão, com giro alto.
Apesar de querermos aumentar a popularidade das farmácias magistrais, é sabido que as pessoas não têm o costume de ir até elas tão frequentemente como às tradicionais. Por isso, qualquer tipo de recorrência de um determinado cliente é uma oportunidade de venda diferenciada. Além disso, o farmacêutico deve enxergar cada compra de cada cliente como uma oportunidade de fidelizá-lo.