Como identificar o Melasma? Lâmpada de Wood vs Dermatoscopia

Bom Dia Ciência
20/out/2022



Olá meus Amigos!


Hoje trago uma sugestão muito legal e nova de uma publicação de colegas Indianos que avaliaram o diagnóstico de melasma feito por lâmpada de Wood e dermatoscopia.


Não é o primeiro estudo que li a respeito e o primeiro que vi concluiu que existe uma relação bem baixa entre as duas técnicas, ou seja, podemos avaliar um melasma por Wood e concluir que é epidérmico e quando o dermatologista avalia por dermatoscopia vê que na verdade o melasma é misto, mas o contrário também pode ser verdadeiro.


Já nesse novo estudo, a conclusão foi que entre as duas ferramentas, houve um grau moderado de concordância entre dermatoscopia e lâmpada de Wood na análise do melasma.


Os autores citam que a subjetividade das ferramentas, Wood e dermatoscopia pode levar a esse resultado.


Vale a pena a leitura, principalmente para profissionais que realizam diagnóstico.


Abraços!

Autor(a)

Lucas Portilho
Lucas Portilho
Diretor Científico da Consulfarma

Farmacêutico e Especialista em Cosmetologia. Mestre em Ciências Médicas pela Unicamp. Diretor das pós-graduações do Instituto de Cosmetologia e Ciências da PeleHi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Formulações do Instituto de Cosmetologia. Diretor da Consulfarma Assessoria. Atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Possui 20 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética. Professor e Coordenador dos cursos de pós Graduação com MBA do Instituto de Cosmetologia.

Coordena Cursos Internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França e Espanha. Atua em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina. Atuou em indústria farmacêutica, farmácias magistrais e elaborou diversos projetos de desenvolvimento de linhas de produtos cosméticos nas empresas Consulfarma Assessoria.?Colunista no Prospector. 

Coordenador da Comissão de Farmácia de Estética do CRF-SP. 

Fundador do Cosmético Seguro. 

Consulfarma Ads
Copyright © 2022 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade