Combinação Nutracêutica é Benéfica em Indivíduos Pré-Diabéticos

Estudos Científicos
26/ago/2022

Ilex paraguariensis, Morus alba e Picolinato de Cromo Melhoram o Controle Glicêmico e Reduzem Triglicérides


Pré-Diabetes

Benefícios do Uso de Nutracêuticos


A faixa normal de glicose no sangue está entre 70 e 99 mg/dL. Esse valor é mantido pelo equilíbrio de duas substâncias: glucagon, um hormônio hiperglicêmico secretado pelas células a-pancreáticas, e insulina, um hormônio hiperglicêmico secretado pelas células ß-pancreáticas. As alterações no status glicêmico podem levar a problemas cardiovasculares. O pré-diabetes (ou disglicemia) é um fator de pré-risco, resultando, se não for tratado, em diabetes.


Combinação Nutracêutica

O tratamento com nutracêuticos pode prevenir os mecanismos envolvidos no pré-diabetes, para torná-los normais.


Ilex paraguariensis - Possui efeitos benéficos na absorção de glicose, propriedades hipocolesterolêmicas, anti-inflamatória e antioxidante. Seus efeitos estão associados à sua composição de xantinas, polifenóis, derivados de cafeiol e saponinas.


Morus alba - Reduz o peso corporal e adiposidade, melhora a resistência à insulina, aumenta a recaptação de glicose, a translocação de GLUT4 e adiponectina, inibe a atividade de a-glucosidase e melhora a função endotelial.


Picolinato de Cromo - Melhor biodisponibilidade comparado ao cromo e possui maior eficácia no controle lipídico e glicêmico. 




Estudo Comprova

Combinação Nutracêutica é Eficaz em Pacientes com Pré-diabetes

 

Esse estudo duplo-cego, randomizado e placebo-controlado teve como objetivo avaliar a eficácia da combinação nutracêutica no status glicêmico em pacientes pré-diabéticos (DEROSA; D'ANGELO; MAFFIOLI, 2020)


Resultados:

ü Uma redução da glicemia de jejum foi observada com a combinação nutracêutica (grupo 1; -7,8%);

ü  Além disso, houve diminuição do HOMA-IR no grupo 1 (-7,9%);

ü  O valor M foi maior ao final do tratamento (p<0,05 vs. Início e p<0,05 vs. Placebo);

ü  Foi obtida redução de triglicerídeos com a combinação nutracêutica (-8,3%);

ü  Cerca de 16,6% dos pacientes tratados com a combinação nutracêutica retornaram à glicemia normal (<100 mg/dL), e todos os pacientes tiveram melhora da resistência à insulina. Em particular, 67% dos pacientes retornaram ao valor M dentro da faixa de sensibilidade normal à insulina.

 

Conclusão:

A combinação nutracêutica contendo Ilex paraguariensis, Morus alba e picolinato de cromo pode auxiliar na melhora da glicemia e valor de triglicerídeos em pacientes com pré-diabetes.


Referências:

DEROSA, G.; D'ANGELO, A.; MAFFIOLI, P. Ilex paraguariensis, white mulberry and chromium picolinate in patients with pre-diabetes. Phytother Res, 34, n. 6, p. 1377-1384, Jun 2020.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp