Combinação Fitoterápica para Gerenciamento das Infecções do Trato Respiratório Superior

Estudos Científicos
22/mar/2024

Reduz a Duração da Fase Aguda e Melhora os Sintomas


Combinação Fitoterápica na Regulação do Sistema Imune

Apresenta Expressiva Ação Anti-Inflamatória e Imunomoduladora

 

 

As infecções do trato respiratório superior (ITRS), tais como rinite, sinusite, nasofaringite e laringite, são doenças muito comuns, caracterizadas por um início de resposta de defesa autolimitada entre 1 e 3 dias após a exposição aos patógenos e sintomas inflamatórios, como tosse, espirros, secreção nasal, congestão nasal, coriza, dor garganta e respiração nasal com duração de 1 e 2 semanas.

 

Extratos Vegetais e ITRS

Os antibióticos geralmente são úteis no tratamento de infecções bacterianas predominantemente do trato respiratório inferior, mas não contra ITRS virais. Evidências crescentes sugerem que alguns fitoterápicos são medicamentos eficazes e bem tolerados na prevenção e no tratamento de infecções respiratórias virais agudas. Um extrato fitoterápico que associa os extratos de Andrographis paniculata e Eleutherococcus senticosus tem sido usado para tratar sintomas de doenças respiratórias virais, como resfriados comuns e gripe, por mais de 30 anos.

 

Atividade Anti-Inflamatória de A. paniculata e E. senticosus

A atividade anti-inflamatória promovida pelos compostos presentes na A. paniculata e no E. senticosus ocorre através da modulação da resposta imune inata, antagonismo do fator de agregação plaquetária e inibição dos seguintes fatores: Nf-kB (fator nuclear kappa B), NO (óxido nítrico) em macrófagos, histamina e interleucinas pró-inflamatórias, além de prevenir a produção de espécies reativas de oxigênio (ROS) e a adesão de neutrófilos. Realiza também a inibição da atividade transcripcional de NF-kB através da redução do resíduo do aminoácido cisteína, localizado na posição 62 da subunidade p50, ocasionando sua inativação. Além disso, também é responsável pela inativação da subunidade p65.

 

 

Atividade Imunomoduladora de A. paniculata e E. senticosus

Esses fitoterápicos são responsáveis pelo efeito imunomodulador, realizando a potencialização do sistema imune. Sua imunomodulação ocorre através do aumento da ação de células como linfócitos-T e células natural killer (NK). Em estudos in vivo, esses fitoterápicos foram responsáveis por estimular o sistema imune em apenas 4 semanas de tratamento, evidenciando seu efeito preventivo em casos de gripe e problemas relacionados a infecções com o vírus influenza.


Estudo Demonstra

Esse estudo, publicado no periódico internacional Journal of Traditional and Complementary Medicine, teve como objetivo avaliar os efeitos da intervenção de um extrato padronizado de Andrographis paniculata e Eleutherococcus senticosus no alívio e na duração dos sintomas inflamatórios associados com as infecções do trato respiratório superior.


Resultados


Ø  O uso do extrato fitoterápico aumentou significativamente a taxa de recuperação e diminuiu a média de dias de licença em 21% em relação ao observado no grupo placebo (p=0,0053);

Ø  Também foi observado um alívio significativo em todos os sintomas da ITRS a partir do segundo dia de tratamento;

Ø  O extrato fitoterápico apresentou um efeito anti-inflamatório superior quando comparado com o placebo na diminuição da contagem de leucócitos (p=0,007) e na velocidade de hemossedimentação (p=0,0258);

Ø  O tratamento fitoterápico foi bem tolerado.

 

Conclusão

Esse estudo demonstrou que a intervenção precoce com o extrato de A. paniculata e E. senticosus acelera a recuperação dos pacientes e alivia significativamente a gravidade dos sintomas típicos das ITRSs.


Referências bibliográficas

Narimanyan M, Jamalyan K, Balyan A, Barth A, Palm S, Wikman G, Panossian A. Early intervention with Kan Jang® to treat upper-respiratory tract infections: A randomized, quadruple-blind study. J Tradit Complement Med. 2021 Jun 11;11(6):552-562. doi: 10.1016/j.jtcme.2021.06.001. PMID: 34765519; PMCID: PMC8572720.

 

 



Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp