Combinação de Hidroquinona Tópica e Ácido Tranexâmico Oral é Eficaz no Melasma

Estudos Científicos
31/mai/2021

Entenda mais sobre a associação e como ela atua no tratamento do melasma


Melasma

Nova Associação Tópica e Oral

Os principais alvos do tratamento do melasma são a proteção solar, prevenção de fatores predisponentes e uso de agentes despigmentantes, peelings químicos, laser e terapias baseadas em luz.

Hidroquinona:

De acordo com estudos anteriores a hidroquinona atuaria, não como inibidora da tirosinase, mas como um substrato alternativo da enzima, competindo com a tirosina por esta enzima. O efeito inibitório da hidroquinonana na melanogênese seria o resultado de uma competição eficaz da mesma com a tirosina pela enzima tirosinase. Assim, uma vez que a melanogênese é afetada pela ação da hidroquinona quando aplicada topicamente, ocorre a interrupção da formação de melanina e subsequente clareamento reversível da pele.

Ácido Tranexâmico:

O ácido tranexâmico é um fármaco hidrofílico inibidor da plasmina, classicamente utilizado como agente antifibrinolítico, mas que tem sido estudado como alternativa para o tratamento do melasma. Estudos recentes revelaram que seu uso tópico previne a pigmentação induzida por UV. O ácido tranexâmico bloqueia a conversão do plasminogênio (presente nas células basais epidérmicas) em plasmina, por meio da inibição do ativador de plasminogênio. A plasmina ativa a secreção de precursores da fosfolipase A2, que atuam na produção do ácido araquidônico e induzem a liberação de fatores de crescimentos (VEGF). Trata-se de um potente fator de crescimento de melanócito (GRIMES; IJAZ; NASHAWATI; KWAK, 2018).


Estudo Comprova:

Combinação de Hidroquinona Tópica e Ácido Tranexâmico Oral é Mais Eficaz no Melasma

O objetivo desse estudo foi avaliar a eficácia da combinação de ácido tranexâmico oral e hidroquinona tópica no tratamento do melasma (SHIHAB; PRIHARTONO; TOVAR-GARZA; AGUSTIN et al., 2020).


Resultados:

ü  Houve uma redução de 55% nos escores de Melasma Area and Severity Index (mMASI) após 3 meses (média de 8,96 para 4,0) em comparação com 10,9% no grupo 2 (média de 8,53 para 7,6);

ü  Três meses após a interrupção do tratamento, houve uma redução de 42% em mMASI em comparação ao início do estudo no grupo 1 vs. 4,7% n grupo 2;

ü  Não foram observados eventos adversos graves.


Conclusão:

A combinação de hidroquinona e ácido tranexâmico oral foi mais eficaz que apenas hidroquinona no tratamento do melasma.


Referências:
GRIMES, P. E.; IJAZ, S.; NASHAWATI, R.; KWAK, D. New oral and topical approaches for the treatment of melasma. International journal of women's dermatology, 5, n. 1, p. 30-36, 2018.

SHIHAB, N.; PRIHARTONO, J.; TOVAR-GARZA, A.; AGUSTIN, T. et al. Randomised, controlled, double-blind study of combination therapy of oral tranexamic acid and topical hydroquinone in the treatment of melasma. Australas J Dermatol, Feb 28 2020.


à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp