Combinação Antioxidante no Gerenciamento da Migrânea

Estudos Científicos
03/out/2022

N-acetilcisteína, Vitamina C e E Reduzem a Duração, Frequência e Número de Dias com Dores de Cabeça


Migrânea

Eficácia da Suplementação Antioxidante

 

A migrânea é uma desordem neurovascular e inflamatória complexa, com múltiplos alvos potenciais para tratamento e profilaxia. Pesquisas mostraram que o estresse oxidativo e o acúmulo de Espécies Radicais Livres (ERL) de Oxigênio e Nitrogênio no cérebro têm um papel principal na fisiopatologia da migrânea.


As ERL são porções quimicamente instáveis e reativas de oxigênio ou nitrogênio produzidas durante o metabolismo celular normal, que podem se acumular nos tecidos, causando danos às membranas lipídicas, proteínas e DNA via peroxidação.

 

Combinação Antioxidante


N-acetilcisteína - Porção antioxidante de cisteína usada para tratar a Síndrome Complexa de Dor Regional (SCDR), Doença de Parkinson e lesão cerebral traumática, reduzindo o estresse oxidativo e ERL.


As vitaminas C e E são potentes antioxidantes que reduzem os níveis de óxido nítrico (NO) no tecido muscular e nervoso de ratos e melhoram os efeitos inibitórios do ácido gama-aminobutírico no cérebro, o que pode reduzir a ativação cortical na migrânea.


Vitamina E - Um estudo randomizado e controlado demonstrou que vitamina E reduz a migrânea menstrual.


Vitamina C - Dois estudos demonstraram a redução dos sintomas da migrânea com uma combinação antioxidante contendo vitamina C.




Estudo Comprova

Combinação Antioxidante Promove Melhora da Migrânea

 

Esse estudo randomizado, duplo-cego e piloto teve como objetivo avaliar os efeitos preventivos da combinação antioxidante com N-acetilcisteína, vitamina E e vitamina C nos parâmetros da migrânea (VISSER; DRUMMOND; LEE-VISSER, 2020)


Resultados:

ü  No grupo 1, houve redução significativa no número médio de dores de cabeça para 3 por mês em comparação com 1,4 no grupo 2. Não houve diferença significativa nessas alterações entre os dois grupos;

ü  A média mensal de dor de cabeça e a frequência da enxaqueca foram significativamente menores no grupo 1 vs. Placebo;

ü  No grupo 1, houve redução na média mensal de dias com migrânea (-3,1), dias de dores de cabeça moderadas/severas (-3,2), duração na migrânea, escores de dor e uso agudo de medicamentos para dor de cabeça.

 

Conclusão:

Esse estudo demonstrou que a combinação de N-acetilcisteína, vitamina C e vitamina E reduz as dores de cabeça e migrânea em adultos.


Referência:

VISSER, E. J.; DRUMMOND, P. D.; LEE-VISSER, J. L. A. Reduction in Migraine and Headache Frequency and Intensity With Combined Antioxidant Prophylaxis (N-acetylcysteine, Vitamin E, and Vitamin C): A Randomized Sham-Controlled Pilot Study. Pain Pract, Apr 19 2020.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp