Coccidiose em Cães e Gatos

Estudos Científicos
11/mar/2021

Entenda mais sobre essa doença que tem atingido cada vez mais os pets


Coccidiose

Caracterização

A coccidiose é uma patologia gastrointestinal infecciosa causada por várias espécies de protozoários (TILLEY; JR; K, 2015).

Os parasitas coccídeos do gênero Isospora causam doença intestinal em várias espécies de mamíferos. Este protozoário apresenta estágios assexuados e sexuados no interior das células intestinais dos hospedeiros e produzem um estágio de cisto resistente às condições ambientais, os oocistos.

As infecções ocorrem através da ingestão de alimento ou água contaminado com a forma infecciosa (esporulada) de oocisto.

Em algumas espécies de mamíferos, os Isospora apresentam a habilidade para usar hospedeiros paratênicos (transporte). Nestes casos, as infecções podem ser adquiridas através da ingestão do hospedeiro paratênico infectado (LINDSAY; DUBEY; BLAGBURN, 1997).

Sinais Clínicos

É caracterizada uma diarreia aquosa volumosa. A autoinfecção e a reciclagem contínua dentro do trato intestinal resultam em perda rápida do revestimento da mucosa (TILLEY; JR; K, 2015).

Isospora em Gatos

Cystoisospora spp. é um coccídeo intestinal comumente encontrado em gatos filhotes ou em adultos imunossuprimidos, principalmente em locais com alta densidade populacional, como é o caso dos gatos.

à As espécies relacionadas com infecção em gatos são Cystoisospora rivolta e Cystoisospora felis, que afetam o intestino delgado, ceco e colón desses animais;

à Estas espécies provocam infecção intestinal com destruição epitelial considerável.


Estudo Comprova

Toltrazuril é Eficaz em Gatos Infectados com Cystoisospora spp.

O objetivo deste estudo é testar a eficácia do toltrazuril em gatos filhotes naturalmente infectados por Cystoisospora spp. (PALA; TONIELLO  GUIDUGLI; DE OLIVEIRA   ALVES; DE BRITO   VIANA et al.).

Resultados:

à A partir do sétimo dia após tratamento, nenhuma amostra foi positiva para Cystoisospora spp., permanecendo negativa até a última análise coproparasitológica realizada no vigésimo primeiro dia;

à A medicação apresentou eficácia de 100% no tratamento de gatos filhotes;

à A diarreia cessou após dois dias da administração do toltrazuril.

 

Conclusão

A medicação age contra todos os desenvolvimentos intracelulares do parasita, interferindo na cadeia respiratória e síntese do DNA. A maioria dos clínicos de animais de companhia desconhecem o toltrazuril, e submetem os animais a tratamentos com antibióticos, sendo que estes tratam somente infecções bacterianas secundárias, decorrentes da lesão na mucosa intestinal e não agem diretamente sobre os parasitas. Cystoisopora spp. é extremamente resistente no meio ambiente, permanecendo infectivo durante semanas, aumentando a pressão de infecção no local onde os animais estão confinados. Assim é de extrema importância novos estudos no tratamento de gatos com toltrazuril, além da ampla divulgação entre veterinários sobre o correto uso da medicação e sobre sua eficácia, não esquecendo da desinfecção ambiental correta.


Referências

LINDSAY, D. S.; DUBEY, J. P.; BLAGBURN, B. L. Biology of Isospora spp. from humans, nonhuman primates, and domestic animals. Clinical microbiology reviews, 10, n. 1, p. 19-34, 1997.

PALA, G.; TONIELLO  GUIDUGLI, E.; DE OLIVEIRA   ALVES, L.; DE BRITO   VIANA, G. et al. EFICÁCIA DO TRATAMENTO COM TOLTRAZURIL EM FILHOTES DE

GATOS NATURALMENTE INFECTADOS POR CYSTOISOSPORA SPP.

TILLEY, L. P.; JR, S.; K, F. W. Consulta Veterinária Em 5 Minutos: Espécies Canina e Felina.  2015.

 

à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp