??????????????????????????????????
Acabei de inventar esse termo e espero que em breve permeie por toda rede, assim como espero que a água presente na nossa pele permeie por toda nossa pele, inclusive dentro das células.
Nas minhas aulas quando vou abordar hidratação cutânea, confesso que foco muito em tratamentos que evitam a perda de água transepidermal (TEWL), ou seja, mantém a água dentro da pele. Pra tanto, ensino a estimular a síntese de lipídios, aumentar as junções celulares (especialmente as claudinas-1), fazer oclusão se necessário e repor os componentes do fator de hidratação da pele.
Mas sempre esqueci de uma coisa: e a água que está dentro das células? É possível evitar que a água de dentro das células migrem para o meio extracelular?
A resposta é sim, mas pra isso devemos modular os osmólitos presentes nas nossas células.
Existem dois tipos de osmólitos:
1.?? osmólitos inorgânicos como sódio (Na+),?potássio (K+ ) e íons cloreto (Cl ).
2.?? osmólitos orgânicos que podem ser agrupados em três classes:
?????·???polióis como glicerol, sorbitol e mioinositol)
?????·???derivados de aminoácidos (taurina, alanina, glutamato e prolina) e
?????·???metilaminas (betaína, trimetilamina N-óxido e glicerofosforilcolina)
O ativo VITASMOOTHY chegou para resolver esse problema. Ele aumenta a expressão dos precursores da taurina, da taurina e aumenta o transporte de osmólitos.
Esses benefícios, associados com terapias de aumento de barreira e redução da TEWL, garante um melhor resultado nos tratamentos anti-idade.
Nos estudos é possível ver a mudança de formato das células devido ao maior conteúdo hídrico e a epiderme fica visivelmente mais espessa e o microrelevo mais saudável.
Uso do VITASMOOTHY é de 0,5%.
Abraços
Lucas Portilho
Farmacêutico e Especialista em Cosmetologia. Mestre em Ciências Médicas pela Unicamp. Diretor das pós-graduações do Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele, Hi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Formulações do Instituto de Cosmetologia. Diretor da Consulfarma Assessoria. Atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Possui 20 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética. Professor e Coordenador dos cursos de pós Graduação com MBA do Instituto de Cosmetologia.
Coordena Cursos Internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França e Espanha. Atua em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina. Atuou em indústria farmacêutica, farmácias magistrais e elaborou diversos projetos de desenvolvimento de linhas de produtos cosméticos nas empresas Consulfarma Assessoria.?Colunista no Prospector.
Coordenador da Comissão de Farmácia de Estética do CRF-SP.
Fundador do Cosmético Seguro.